O Fundo Social de Solidariedade de Ibaté terá cursos da Escola de Moda do fundo estadual. As oportunidades são dirigidas à população em situação de vulnerabilidade social.
O curso do programa foi reformulado em 2019/2020 para ampliação de áreas, com novas propostas pedagógicas desenvolvidas em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e serão ministrados no próximo ano. A iniciativa é oferecida pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussp).
De acordo com a diretora da Assistência Social, Adriana Adegas Martinelli, a ampliação das áreas e reformulação pedagógicas de cursos se devem a importância de manter o cidadão atualizado profissionalmente para o mercado de trabalho. “A oferta de conteúdos pedagógicos atuais se tornou uma necessidade, além de contribuir com a qualidade da prestação do serviço público proporcionado por meio do programa”, destacou.
A implantação do projeto na cidade vai atender o interesse das pessoas que necessitam de uma qualificação profissional, proporcionando oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho ou por meio autônomo. “Organizaremos quatro turmas [com 10 alunos cada] de qualificação profissional em diversas técnicas na área da moda. O projeto será desenvolvido em dois semestres, ou seja, duas turmas por semestre”, explicou Adriana.
Os interessados em participar do curso, obrigatoriamente, deverão ter 18 anos completos e estar em situação de vulnerabilidade social. Os cursos serão realizados por meios de aulas teóricas e práticas, com orientação de monitor capacitado.
Serão adotadas todas as medidas previstas nos protocolos de higiene para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19. “Ao final do curso, os alunos que tenham sido aprovados em avaliação individual prática receberão um certificado de conclusão”, lembra.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (16) 3343-5985 ou (16) 3343-4414.
Sobre o programa
O objetivo do Programa “Escolas de Qualificação Profissional” é promover a capacitação de agentes multiplicadores em áreas consideradas estratégicas e a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta gestão, o Fundo Social ampliou a grade com inclusão de novas áreas de qualificação, além de Moda, Beleza e Construção Civil que já eram ministradas anteriormente.
A partir de 2019, foram incluídas as modalidades Gastronomia, Informática e Administração- Empreendedorismo, sendo que o programa Padaria Artesanal foi incorporado à nova Escola de Gastronomia. Em 2020, foram acrescentados ainda os cursos de Mecânica e Empreendedorismo. Ao longo dos 10 anos do no Programa, o Fussp qualificou mais de 153 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 335 municípios.