O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) lançou nesta quarta-feira (3), no Centro de Apoio Didático, o novo programa de difusão científica da USP, o “Vem Saber”. As atividades são gratuitas, voltadas a escolas de ensino médio e pretendem dar um direcionamento para os estudantes.
O programa foi criado pelo Prof. Antonio Carlos Hernandes, do IFSC/USP, e desenvolverá quatro projetos de pesquisa e extensão com alunos oriundos de escolas de ensino médio do estado de São Paulo. Entre os projetos, o de maior capilaridade e abrangência, envolve um novo espaço físico para a “Sala do Conhecimento”.
As atividades com as escolas de ensino médio no projeto “Sala do Conhecimento” começaram na terça-feira (2), sendo que somente nesse mês irão passar por aquele espaço cerca de seiscentos alunos. A agenda para o segundo semestre tem 1.600 alunos inscritos, oriundos de 32 escolas e de 18 cidades diferentes pertencentes ao Estado de São Paulo.
LEIA MAIS
USP de São Carlos tem vagas para curso de fotografia e educação
Docente da UFSCar participa de publicação do 1º anuário de insetos
De acordo com Hernandes, o projeto foi desenhado para acolher os alunos e apontar as diversas formas de ingresso no ensino superior público, além de também abordar temas específicos do ensino médio e auxiliar no direcionamento das futuras carreiras.
“A ideia é que na parte inicial e no período da tarde você tenha as informações da universidade, da questão da permanência estudantil, que tipos de bolsas a universidade oferece, que tipos de carreiras a universidade oferece, como é o processo de ingresso em cada campi, mas também falamos da UFSCar, da Unesp de Araraquara, Ribeirão Preto, Pirassununga, tudo que é no entorno de São Carlos, para que ele conheça não só o que temos na cidade, mas também na região. E falamos por fim da USP como um todo.”
O professor explica ainda que a grande aposta do projeto é o crescimento da ciência em toda a região. “Expandimos a região administrativa de São Carlos, olhando um pouco mais abrangente, e acreditamos que esse grande eixo central pode ser um papel ainda maior no desenvolvimento econômico e de inovação do Estado. Para isso é necessário você formar cada vez mais alunos que sejam interessados em ciência, tecnologia, matemática, para que você possa fazer o conhecimento chegar a todos”, completou.
Como participar
O processo de inscrição para o Vem Saber é feito todo pela escola. A instituição deve escolher um professor para viabilizar o contato, e o docente acessa o site do IFSC/USP para navegar pelo ícone “Sala do Conhecimento”, que fica na aba Divulgação Científica e Cultural.
Dentro do site é feito o agendamento para o programa “Universitário por um dia”, onde são escolhidas data e horário para a visitação. Os grupos deverão ser de no máximo 42 pessoas, incluindo professores que ficarão responsáveis pelo monitoramento dos alunos.
Ao receber a confirmação a inscrição, o professor deve enviar uma lista com os nomes completos dos alunos e CPF dos visitantes ao e-mail saladoconhecimento@ifsc.usp.br. Todos devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.
Em caso de desistência, é necessário avisar com pelo menos 48 horas de antecedência pelo mesmo e-mail. Em caso de faltas sem aviso prévio, a escola terá o cadastro bloqueado por um ano.
VEJA TAMBÉM
Venture Capital: Conheça a modalidade de negócio que fomenta o desenvolvimento das startups