- Publicidade -
CotidianoMeu Sisu: Estudantes de São Carlos criam portal que ajuda a ingressar no ensino superior

Meu Sisu: Estudantes de São Carlos criam portal que ajuda a ingressar no ensino superior

Plataforma simplifica o acesso a informações que antes eram difíceis de obter e tornam o sonho do ingresso mais acessível

- Publicidade -

Em tempos de decisão do futuro acadêmico de quem prestou o Enem, tem ‘viralizado’ nas redes sociais o portal Meu Sisu, plataforma criada por estudantes de São Carlos que ajuda alunos no cálculo de notas de corte, aumentando as chances de ingresso no ensino público superior.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o programa do governo federal que seleciona os estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, cuja seleção acontece duas vezes no ano: no primeiro e segundo semestre. Neste, as inscrições vão até esta quinta-feira (25).

- Publicidade -

O requisito básico para se inscrever é ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior, e a partir da nota do exame o candidato pode concorrer a uma vaga na universidade pública.

No entanto, esse processo não é tão simples como parece. O estudante de Ciências de Computação na USP, Jesus Sena Fernandes, conta que quando chegou sua vez de procurar uma vaga ficou “no escuro” por falta de informações sobre qual seria o melhor método para garantir seu ingresso.

Foi diante dessa dificuldade que nasceu o “Meu Sisu”, junto com os estudantes Pedro Porto Teixeira, da USP, e Rodrigo Smith Rodrigues e Vinícius Martins Cotrim, ambos da UFSCar e todos da área de ciência/engenharia da computação.

É uma plataforma sem fins lucrativos e totalmente gratuita, serve para que os alunos consigam ver onde eles têm oportunidades, onde eles precisam melhorar, como está a nota deles em comparação ao resto dos cursos. Isso ajudaria a gente na época que estávamos prestando, e agora estamos ajudando outros alunos.

Estudante de Ciências de Computação na USP, Jesus Sena Fernandes

A plataforma acaba servindo como um guia para que os estudantes consigam comparar notas mínimas, parciais e de corte final, além da trazer a quantidade de vagas disponíveis por curso. O site também considera a modalidade de ingresso do estudante e apresenta informações sobre o ingresso nos outros anos.

(Foto: Divulgação)

Simplificando informações

Jesus Fernandes conta que vê com felicidade o retorno que seus colegas têm recebido sobre como facilitaram e trouxeram “luz” para quem não sabia o que fazer com sua nota.

- Publicidade -

As inscrições do Sisu abriram na segunda-feira, e desde então foram mais de um milhão de acessos na plataforma com a influência das ‘trends’ das redes sociais. Agora, eles buscam outros métodos de levar a informação aos estudantes.

Agora estamos buscando outros meios de divulgar o site para que a gente consiga atingir todos os alunos, para que eles sejam ajudados e que tenham direito a oportunidade correta, para que não sejam prejudicados pela falta de informação e clareza.

Estudante de Ciências de Computação na USP, Jesus Sena Fernandes
- Publicidade -
Thayná Cunha
Thayná Cunhahttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Repórter do acidade on desde 2019. Graduada em jornalismo pela Uniara e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais, atuou como assessora de imprensa e social media e escreve, principalmente, sobre lazer, cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -