O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (21), o padre Antônio Aparecido de Marcos Filho, da Paróquia São João Batista, de São Carlos, como bispo titular de “Centenaria”, na África, e auxiliar da Arquidiocese de Brasília. A ordenação episcopal do Monsenhor está marcada para 18 de março de 2023.
O Reverendo Monsenhor, que faz parte do clero da Diocese de São Carlos, também exerce hoje o ofício de reitor do Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos Borromeu”, no município.
Também nesta quarta, o Papa acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Giuliano Frigeni e nomeou Dom José Albuquerque de Araújo, atual bispo auxiliar de Manaus (AM), como bispo diocesado de Parintins (AM).
Leia mais
Alice e Miguel são os nomes mais registrados em 2022 em São Carlos; veja lista
Em seu primeiro pronunciamento oficial à rádio SDS FM 93.3, emissora oficial da Diocese de São Carlos, o bispo nomeado se disse temeroso pela responsabilidade que deve assumir a partir de agora, mas também feliz com a nomeação.
“Gostaria de demonstrar ao povo de Deus, da Arquidiocese de Brasília, esse desejo de estar a serviço da igreja na construção da expansão do Reino de Deus e seus valores. É sempre um momento de grande expectativa, de tensão também, de preocupação, porque a missão é uma missão grande, de grande responsabilidade”, disse.
Sobre o Monsenhor Antônio
Filho de Antonio Aparecido de Marcos e de Maria Aparecida Alexandrin de Marcos (in memoriam), nasceu em Ibaté no dia 05 de agosto de 1966. É o sexto de sete irmãos. Estudou Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, em São Carlos-SP (1992-1994) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em Campinas-SP (1995-1998).
Licenciou-se em Filosofia pela Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2018) e especializou-se lato sensu em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano (2021).
Foi ordenado Diácono em 11 de dezembro de 1998 e Presbítero em 10 de setembro de 1999, incardinado na Diocese de São Carlos, Brasil. Ele também foi pároco em Dois Córregos, Bocaina, Barra Bonita, Araraquara e Brotas e chegou a ser vigário paroquial em Brotas e São Carlos.
Além disso, atualmente é membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; membro do Conselho de Formadores e membro da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.
Veja também