- Publicidade -
CotidianoNa região, São Carlos lidera nº de ligações clandestinas de energia

Na região, São Carlos lidera nº de ligações clandestinas de energia

Na região, segundo levantamento da CPFL Paulista, foram identificadas 1,6 mil ligações clandestinas

- Publicidade -

 

Em Rio Claro, foram quase 400 ligações clandestinas. (Foto: Divulgação/Neoenergia Elektro)
Em Rio Claro, foram quase 400 ligações clandestinas. (Foto: Divulgação/Neoenergia Elektro)

Na comparação com as maiores cidades da região, São Carlos lidera o número de ligações clandestinas de energia elétrica identificadas em 2022. Ao todo, 553 “gatos” foram identificados e desligados na cidade. A prática é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

- Publicidade -

O levantamento da CPFL Paulista aponta que nos 23 municípios da região atendidos pela empresa foram identificadas 1,6 mil ligações clandestinas. Os ‘flagrantes’ foram resultados em inspeções contra fraudes e furtos de energia.

“Fizemos mais de 14 mil inspeções em campo. Essas verificações são cada vez mais assertivas, já que partimos de uma base de dados que nos indica endereços onde possivelmente a prática está presente”, disse Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da empresa.

VEJA TAMBÉM

Inflação oficial acelera para 0,84% em fevereiro

Zona Azul de São Carlos terá mudanças na forma de pagamento em breve; entenda

- Publicidade -

O ranking comparativo traz São Carlos com 553 ligações e Araraquara com 473 registros. Embora os números ainda sejam altos, houve uma queda considerável em relação ao ano de 2021 na cidade, quando foram registradas 652 ligações.

Em Rio Claro, segundo a Elektro, no ano passado foram 392 desligamentos e na contramão da capital da tecnologia, a cidade registrou um aumento de 276% no número de “gatos”.

De acordo com a concessionária de energia da cidade, essas fraudes foram identificadas em comércios e casas, principalmente nos bairros Centro, Jardim Residencial das Palmeiras e Sobrado.

Furto de energia é crime (Foto: Divulgação)
Furto de energia é crime (Foto: Divulgação)

Como denunciar o crime
O furto de energia é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de prisão. Além disso, as ligações clandestinas também colocam em risco a família e os vizinhos, já que é um procedimento sem padrão de segurança da rede elétrica.

O combate às fraudes e ao furto de energia também é importante pelo aspecto comercial. Parte da energia furtada é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores.

Clientes da CPFL podem denunciar anonimamente pelo aplicativo CPFL Energia, site da empresa ou e-mail denunciafraude@cpfl.com.br. Já os clientes da Elektro podem denunciar pelo telefone 0800 701 0102 ou site da Neoenergia Elektro, na aba de Denúncia de Irregularidade. 

Leia mais

Preço da cesta básica cai em 13 capitais; veja como ficou em estado

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -