A cidade de Pirassununga está em estado de alerta por conta de um surto de dengue. Nas quatro primeiras semanas deste ano o município soma 64 casos confirmados, um aumento de 540% em relação ao mesmo período do ano passado.
Andando por alguns trechos da cidade é comum encontrar um problema que também atinge outras cidades: muito lixo espalhado pela calçada, com itens que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, como garrafas e pneus.
A situação se torna ainda mais preocupante por conta do ‘boom’ de casos confirmados na cidade de 1º a 29 de janeiro – uma média de duas confirmações por dia. No ano passado, no mesmo período foram dez casos.
De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, os bairros com o maior número de casos são: Vila Pinheiro, São Pedro, Jardim Verona e Cidade Jardim.
A enfermeira da Vigilância, Patricia Mellario, explica que esse é um tempo propício para a proliferação da doença e que a partir do próximo mês estão previstos mutirões de limpeza em vários bairros e ações de orientação aos munícipes.
Sintomas e transmissão
O vírus da dengue é transmitido pela picada de fêmeas de aedes aegypti infectadas. Não há necessidade de exames para o tratamento da doença, já que é baseado em manifestações clínicas apresentadas.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e tiver pelo menos duas as seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar um serviço de saúde.
*Com informações da EPTV Central.