- Publicidade -
São CarlosCotidianoProjeto da USP São Carlos oferece aulas de ciências para alunos negros de escolas públicas

Projeto da USP São Carlos oferece aulas de ciências para alunos negros de escolas públicas

A iniciativa “Vem Saber” selecionou 82 estudantes pretos ou pardos de escolas públicas da cidade para que eles participem de atividades no campus da universidade uma vez por semana

- Publicidade -
Projeto da USP São Carlos leva jovens negros para aulas de ciências exatas. (Foto: EPTV)
Projeto da USP São Carlos leva jovens negros para aulas de ciências exatas. (Foto: EPTV)

A Universidade de São Paulo (USP), do campus de São Carlos, desenvolveu o projeto “Vem Saber”, o qual leva jovens autodeclarados pretos ou pardos de escolas públicas da cidade para dentro de salas de aula da universidade em atividades voltadas à área das ciências exatas.

A iniciativa selecionou 82 estudantes negros das escolas estaduais Conde do Pinhal e João Batista Gasparin para que eles participem de atividades teóricas e práticas no campus da universidade uma vez por semana.

- Publicidade -

O objetivo do programa é aproximar os jovens da universidade e da ciência, de modo a proporcionar atividades capazes de estimular o desenvolvimento de habilidades para que, no futuro, os jovens possam ingressar em universidades públicas do país, assim buscando diminuir a discrepância de oportunidades entre pessoas brancas e pretas.

VEJA TAMBÉM
Encontro na USP São Carlos promove debate sobre políticas públicas LGBTQIA+
 

“Hoje em dia muitas pessoas brancas têm oportunidades que negras não têm. Acho que abre bastante oportunidades nas escolas e universidades que futuramente as pessoas negras podem entrar”, afirmou o estudante Eduardo Henrique Alves.

Atualmente, a USP contabiliza 17,7 mil alunos entre os cursos de graduação e pós-graduação de todos os campi da universidade. Deste total, apenas 20% dos estudantes se autodeclaram pretos ou pardos.

Já em relação aos professores, a discrepância é ainda maior. Isso porque, dos mais de 5 mil docentes da universidade, somente 121 são pretos ou pardos, o que representa 2,35% do total.

O professor que ministra disciplinas de física e matemática no campus de São Carlos, Sérgio Paulo Marcondes, conta que enfrentou diversas dificuldades até conseguir concluir o doutorado, mas incentivou os alunos a seguirem na caminhada.
 

- Publicidade -

“Eu diria que, assim como vocês, eu saí de uma escola estadual e cheguei ao doutorado. Tendo persistência, vontade, objetivo e foco, vocês chegarão além”, afirmou.

Assim, a partir do programa, jovens negros que estejam cursando o ensino médio têm a oportunidade de conhecer uma das melhores universidades da América Latina e de ter aulas com os professores da instituição para descobrir talentos, habilidades e vocações profissionais e poder ocupar um espaço que é diverso e é para todos.
 

“Eu acho que é uma chance de a gente conseguir ter um lugar de fala, um lugar na universidade”, disse a estudante Vanessa Maria Gradin.

LEIA MAIS
Rafaella Tuma, ilustradora do BBB 23, pede desculpas depois de cancelamento

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas