- Publicidade -
CotidianoQuase 9 mil famílias terão mais 30 dias para atualizar dados do CadÚnico em São Carlos

Quase 9 mil famílias terão mais 30 dias para atualizar dados do CadÚnico em São Carlos

O prazo de atualização se encerraria originalmente nesta sexta-feira (14), mas o Governo Federal prorrogou o período para evitar que famílias percam benefícios de transferência de renda

- Publicidade -
Aplicativo do Cadastro Único permite verificação de dados cadastrais. (Foto: acidade on)
Aplicativo do Cadastro Único permite verificação de dados cadastrais. (Foto: acidade on)

De acordo com o balanço da Prefeitura de São Carlos, quase 9 mil famílias estão com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) desatualizados na cidade e, para evitar que essas pessoas percam benefícios e auxílios do governo, o Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo de atualização. 

A administração pública informou que, atualmente, há 20.272 famílias inscritas no CadÚnico, sendo que destas 10.097 estão recebendo o Auxílio Brasil e 2.984  famílias recebem o Auxílio Gás, porém, 8.870 famílias estão com os dados desatualizados.

- Publicidade -

O prazo de atualização se encerraria originalmente nesta sexta-feira (14), mas como ainda há muitas famílias com dados desatualizados, o Governo Federal decidiu estender o período para garantir que essas pessoas continuem recebendo benefícios de ajuda financeira e transferência de renda, como o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás.

LEIA MAIS
Prefeitura autoriza construção do novo Cras do Itatiaia

Assim, aqueles que estão em fase de revisão cadastral têm até 14 de novembro para atualizar e garantir o recebimento do Auxílio Brasil, enquanto os beneficiários dos demais programas federais devem concluir a atualização até dezembro deste ano. As famílias que deixarem de revisar os dados terão os benefícios suspensos e poderão ser excluídas do Cadúnico a partir de julho de 2023.

Vale lembrar que o Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, tais como Tarifa Social de Energia Elétrica (Tsee), Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do direito de recebimento ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil.

Quem deve atualizar e onde fazer?

- Publicidade -

A atualização cadastral deve ser feita pelas famílias cuja última revisão de dados foi feita entre os anos de 2016 e 2017. Aqueles que revisaram os dados a partir de 2018 não precisam atualizar novamente, por ora.

Para verificar se o cidadão está em fase de revisão cadastral ou para realizar a atualização diretamente, é necessário comparecer ao posto de atendimento do CadÚnico na cidade, que se situa na  Rua Conde do Pinhal, nº 1.409, Centro. 

Também é possível realizar a atualização de dados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência da família em fase de revisão cadastral. Os centros disponíveis na cidade são os seguintes:

Centro Comunitário Astolpho Luiz do Prado – Cras Santa Felícia 

  • Endereço: Rua José Quatrochi, 140, Arnon de Mello
  • Telefone: (16) 3374-3937

Centro Comunitário Bichara Damha – Cras Vila São José

  • Endereço: Rua Porto Rico, 1446, Nova Estância 
  • Telefone: (16) 3361-9396

Centro Comunitário do Cidade Aracy – Cras Cidade Aracy

  • Endereço: Rua Vinte e Dois, 180-A, Cidade Aracy
  • Telefone: (16) 3375-8685

Centro Comunitário Maria Bernadete Rossi Ferrari – Cras Pacaembu 

  • Endereço: Rua Paraná, 720, Pacaembu
  • Telefone: (16) 3375-7505
     

VEJA TAMBÉM
Tati Zaqui é a quarta eliminada do reality ‘A Fazenda 14’

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -