- Publicidade -
CotidianoRadares em São Carlos devem voltar ainda no 1º semestre; veja locais

Radares em São Carlos devem voltar ainda no 1º semestre; veja locais

Contrato está sendo elaborado, e após assinatura, prazo é de 40 dias para implantação, segundo a SMTT

- Publicidade -

 

Radares devem ser instalados ainda no primeiro semestre, estima secretário. Foto: Divulgação/PMSC
Radares devem ser instalados ainda no primeiro semestre, estima secretário. Foto: Divulgação/PMSC

A prefeitura de São Carlos homologou, nesta semana, o pregão para contratação da empresa para implantação da fiscalização eletrônica de trânsito. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito (SMTT), Paulo Luciano, os radares devem ser instalados ainda no primeiro semestre do ano.

- Publicidade -

A ganhadora do pregão foi a empresa Talentech – Tecnologia LTDA. O secretário explicou que o contrato da empresa está sendo elaborado pela administração e que a empresa tem 40 dias para colocar os radares em operação. “Acredito que ainda no primeiro semestre a gente vai estar com todos os radares funcionando”, disse.  

Serão dois tipos, um que mede apenas a velocidade e outro que também fiscaliza o avanço de sinal vermelho e da faixa de pedestres. “No total, com os radares de fiscalização de velocidade e semafórico são um total de 13 radares que teremos na cidade, e antigamente tínhamos apenas seis radares fixos e três radares móveis”, informou o secretário.

Leia mais

Walcinyr Bragatto é o novo secretário de Administração Regional de São Carlos

UFSCar abre concurso para contratar 21 professores substitutos; veja vagas e salários

- Publicidade -

Os radares serão instalados nas seguintes vias:

  • Avenida Getúlio Vargas;
  • Avenida Heitor José Reali;
  • Avenida Morumbi;
  • Avenida Bruno Ruggiero Filho; 
  • Avenida Trabalhador São-carlense;
  • Rua Miguel Petroni; 
  • Avenida Comendador Alfredo Maffei (próximo ao Sesc);
  • Avenida Comendador Alfredo Maffei (próximo à escola Educativa);
  • Rua Ray Wesley Herrick;
  • Avenida São Carlos

Queda de acidentes
O secretário explicou que a seleção das vias que vão receber a fiscalização foi feita com base no crescimento anual da frota municipal e na situação de algumas ruas que não são planejadas para o fluxo de veículos que recebem.

“Verificou-se a necessidade de a gente estar colocando esses pontos para a gente poder ter uma fiscalização e controle da velocidade para assim se evitar acidentes”, comentou Paulo Luciano. 

Acidente ocorreu em avenida movimentada de São Carlos (Foto: Michael Harteman/CBN)
Acidente ocorreu em avenida movimentada de São Carlos (Foto: Michael Harteman/CBN)

Já são quase um ano e três meses sem radares na cidade. Neste período a cidade teve uma diminuição no número de acidentes fatais e não fatais, e segundo o secretário, a melhora se deve a outras técnicas adotadas para substituir a fiscalização eletrônica.

“No ano de 2021 tivemos 19 mortes no trânsito de São Carlos, e no ano de 2022 tivemos apenas oito mortes. Se a gente falar de acidentes não fatais, pulamos de 895 acidentes para 802 acidentes, então quer dizer, mesmo sem a fiscalização de radar, com outras técnicas que fizemos, como melhorias de sinalização, melhoria em algumas vias, a gente conseguiu diminuir os números de óbitos e de acidentes”, comentou.

E o dinheiro?
Quando os radares ainda estavam funcionando na cidade, as multas por circular em velocidade acima do permitido lideravam o ranking de infrações de trânsito. No entanto, para o secretário, o retorno da fiscalização não deve ser motivo de preocupação ou revolta para os motoristas.

“Algumas pessoas falam sobre indústria da multa, mas na verdade só é penalizado aquele que comete infração. Aquele que anda certinho na velocidade padrão das vias, não tem com o que se preocupar. E geralmente, o dinheiro é utilizado em educação para o trânsito, obras de engenharia, tudo para melhorias do trânsito”, completou.

Veja também

Salário mínimo de R$ 1.302 pode ser revisado até 1º de maio, diz ministro
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -