Pela terceira vez consecutiva, a cidade de São Carlos (SP) foi reconhecida internacionalmente pelo programa Tree Cities of the World, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por seu compromisso com a arborização urbana. A rede global é composta por 138 cidades de 21 países diferentes.
Segundo Daniel Tonelli Caiche, engenheiro florestal e membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, o reconhecimento coloca a capital do clima em um destaque no cenário internacional e se torna uma oportunidade de a cidade participar de uma rede global de governança.
“Representa uma possibilidade na captação de recursos de fundos nacionais e internacionais relacionados ao meio ambiente, além de ajudar a promover o tema, tanto dentro da própria administração, sensibilizar ainda mais as secretarias, gestores e técnicos, quanto também promover o engajamento da comunidade local sobre a importância de a gente inserir cada vez mais vegetação, árvores no contexto urbano, ainda mais considerando esse contexto de mudanças climáticas que estamos vivendo atualmente”, explicou o pesquisador.
Para receber tal reconhecimento a cidade precisou comprovar informações e ações realizadas ao longo do ano de 2021, através da candidatura anual que é composta por cinco partes: responsabilidades; normas; inventários e diagnósticos; orçamento e celebração.
No Brasil, outras sete cidades são reconhecidas como as “cidades mais verdes em todo o mundo”. São elas: Campo Grande, João Pessoa, Maringá, Niterói, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo. (Confira o ranking aqui)
Mudanças e melhoras
O engenheiro reforça que a cidade está longe de estar no cenário ideal na gestão de árvores e florestas urbanas, levando em consideração que ainda existem problemas, falhas e muita coisa para melhorar, mas salienta que o avanço nos últimos anos é notável.
“A gente consegue observar um pequeno avanço, e boa parte desse avanço é explicado tanto pelo interesse da comunidade local, por ser muito engajada e com profissionais muito competentes tanto no setor público quanto no privado, e por ter organizações da sociedade civil que cobram, que fazem parte do processo de plantio e de revegetação. Todo esse cenário ajuda a explicar esse reconhecimento”, finalizou Caiche.
Sobre o programa
O programa Tree Cities of The World é um esforço internacional para reconhecer cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas, gerenciadas de forma sustentável e devidamente celebradas.