- Publicidade -
CotidianoSão Carlos tem 800 pets na lista de espera para castração gratuita

São Carlos tem 800 pets na lista de espera para castração gratuita

O número pode diminuir com o novo mutirão agendado para junho; veja como cadastrar seu pet

- Publicidade -

Novo mutirão de castração deve acontecer em junho. Foto: Divulgação/PMSC
Novo mutirão de castração deve acontecer em junho. Foto: Divulgação/PMSC

Cerca de 800 cães e gatos estão na lista de espera para a castração gratuita realizada pela prefeitura de São Carlos (SP), segundo o Departamento de Defesa Animal. O número, mesmo que alto, pode diminuir com a castração agendada para a região do São Carlos VIII em junho.

- Publicidade -

Apesar do número alto para a , a expectativa é de que essa demanda só aumente, segundo Fernando Magnani, diretor de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos.

“Nós já temos uma grande procura, e certamente com as ações que estão acontecendo, essa procura vai aumentar ainda mais. O objetivo da prefeitura é oferecer vaga para todas essas pessoas.”, disse.

Nos últimos cinco meses, foram 1.631 animais contemplados com a castração, sendo quase mil deles só neste ano. O novo mutirão. que acontece em junho, vai contemplar pessoas que ficaram fora da lista desta vez e quem aguarda na lista de espera.

Os tutores dos animais cadastrados no Cadpet São Carlos recebem a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail. Quem já está cadastrado e não foi chamado neste último fim de semana, será automaticamente selecionado para a próxima etapa. Os cadastramentos são feitos no site do Cadpet (clique aqui).  

Distritos de São Carlos recebem castração e avaliações físicas dos animais. Foto: Divulgação/PMSC
Distritos de São Carlos recebem castração e avaliações físicas dos animais. Foto: Divulgação/PMSC

Problemas
No último mutirão que aconteceu no final de semana, foram 400 castrações agendadas, mas o não comparecimento e a falta de condições clínica dos pets impossibilitaram a realização de 103 cirurgias.

- Publicidade -

Os procedimentos foram realizados em uma base móvel no sábado e domingo em frente à CEMEI José de Campos Pereira. “O procedimento é o padrão que você encontraria em uma clínica veterinária, em um hospital veterinário, é feito o atendimento primeiro, a entrevista com as pessoas, depois o animal dá entrada com o primeiro médico veterinário para fazer avaliação, o pré-cirurgico, cirúrgico e pós-cirúrgico, e depois a recuperação e devolução ao tutor”, contou.

Fernando Magnani, diretor de Proteção Animal, ressaltou que o agendamento deve ser realizado quando o tutor tiver certeza que poderá levar o animal. “Neste fim semana atendemos os animais do Cidade Aracy, Antenor Garcia e do Zavaglia, mesmo assim poderíamos ter atendido mais cães e gatos, por isso solicitamos que o agendamento seja realizado por tutores que realmente querem que o seu animal passe pelo procedimento. Também todas as exigências para que o pet passe pela cirurgia devem ser cumpridas, como manter o animal em jejum e apresentar documentação pessoal do tutor”, ressaltou. 

Castração móvel em São Carlos. Foto: Reprodução/PMSC
Castração móvel em São Carlos. Foto: Reprodução/PMSC

Importância da castração
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a castração de pequenos animais, especialmente de cães e gatos, é uma questão de saúde pública e faz parte da política de controle de natalidade, prevista na Lei nº 13.426, de 30 de março de 2017. 

Trata-se de uma iniciativa de saúde única também. Encerrar o ciclo reprodutivo, além de trazer benefícios à saúde dos próprios animais, prioriza a saúde dos humanos, pois mitiga a transmissão de doenças e impacta diretamente a qualidade do meio ambiente, uma vez que busca conter a proliferação excessiva de animais errantes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -