O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria da Educação e o Hospital Santa Therezinha, ministrou aos servidores de um centro de educação infantil de Brotas um treinamento de desengasgamento de crianças.
A iniciativa municipal foi incentivada como medida preventiva com base em um caso que aconteceu em maio, em Petrópolis (RJ), onde uma criança de 1 ano morreu após engasgar com um pedaço de maçã servido no lanche.
A simulação ocorreu na Escola Luiz Cassaro. Foi desenvolvido um manequim que representava uma criança que sofreu um processo de engasgamento, com obstrução das vias respiratórias com alimento sólido.
LEIA MAIS
Rio Claro lança campanha para ampliar arborização urbana
Família de Araras ganha direito de receber remédio à base de cannabis
Durante o procedimento, os profissionais observaram como foi o comportamento dos professores e coordenadores, tempo de chegada ao local da viatura dos bombeiros, habilidades para manobras de desengasgamento, entre outros pontos.
Também aconteceu uma roda de conversa sobre as situações e suposições que um caso como este poderia causar, com base no compartilhamento de experiências e preparações necessárias caso aconteça algo do tipo.
Educação pública
Na internet, os Bombeiros Educadores disponibilizam uma série de vídeos preventivos para diversas situações, principalmente as que envolvem crianças, com dicas e cuidados necessários em certas ocasiões. (Clique aqui e confira)
VEJA TAMBÉM
‘PodFalar, Mãe!’: Novo episódio aborda a importância do sono para os bebês e pais