O prefeito de Ibaté, Zé Parella, deixou o PSDB e se filiou ao PL, sigla do ex-presidente e candidato derrotado a reeleição Jair Bolsonaro. O anúncio de troca de partido foi feito pelo coordenador do partido na região de São Carlos, o ex-deputado estadual e ex-vereador Júlio César Pereira de Souza.
O próprio Júlio César abonou a ficha de filiação de Parella, em conjunto com o presidente do PL São Paulo, Tadeu Candelária. O ato de filiação foi na capital paulista, nesta semana.
VEJA TAMBÉM
O que se sabe sobre a operação que prendeu o hacker da ‘Vaza Jato’
Novo Conselho: representantes buscam mais valorização cultural em São Carlos
Em vídeo postado nas redes sociais, o prefeito de Ibaté se disse “honrado” de se filiar ao partido.
Com a saída de Parella, o PSDB perde mais uma prefeitura no interior do Estado de São Paulo. O partido tem minguado nos últimos anos, movimento que tem sido intensificado desde a saída do governo paulista, com a derrota de Rodrigo Garcia nas eleições passadas.
José Luiz Parella tem 73 anos e se elegeu prefeito de Ibaté pela primeira vez em 2004, pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil), com 38,7% dos votos válidos. Em 2008, conseguiu facilmente a reeleição, já no PSDB, com 71,94%.
O empresário retornou ao poder em 2016, quando teve bom desempenho, com 73,9% dos votos e ingressou em seu quarto mandato em 2020, quando obteve 63,58% da votação.