- Publicidade -
EconomiaCaixa estima que 10,6 milhões de pessoas não sacaram fundos do PIS; veja como resgatar

Caixa estima que 10,6 milhões de pessoas não sacaram fundos do PIS; veja como resgatar

As quantias podem ser sacadas por trabalhadores com carteira assinada que atuaram entre 1971 e 4 de outubro de 1988

- Publicidade -
Trabalhadores podem sacar quantias esquecidas dos fundos PIS/PASEP. (Foto: Divulgação)
Trabalhadores podem sacar quantias esquecidas dos fundos PIS/PASEP. (Foto: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quinta-feira (25), um balanço que mostra que cerca de 10,6 milhões de trabalhadores brasileiros possuem “dinheiro esquecido” em fundos federais, que são aqueles que ainda não resgataram quantias referentes aos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). 

As quantias, que podem ser sacadas por trabalhadores com carteira assinada que atuaram em empresas das iniciativas privada ou pública entre 1971 e 4 de outubro de 1988, já acumulam R$ 24,6 bilhões.

- Publicidade -

LEIA MAIS
Membros da Processante se reúnem para decidir futuro de investigação contra Airton

Sem recursos, ONG Pró-Animal ameaça suspender atividades em São Carlos

Aqueles que possuem quantias a serem resgatadas referentes aos anos de contribuição têm até o dia 1º de junho de 2025 para sacar o dinheiro. Após este prazo, o dinheiro será transferido às contas da União, não havendo mais a possibilidade de restituição.

Como sacar as cotas?

Os fundos do PIS/Pasep foram unificados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de modo que o saque de ambos pode ser realizado da mesma forma, por meio do aplicativo do FGTS.

- Publicidade -

Para resgatar a quantia, os beneficiários devem instalar o app no celular ou dispositivo móvel, realizar o cadastro pessoal e, em seguida, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”.

Após esta etapa, basta selecionar a mensagem “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e escolher a forma de resgate do dinheiro, que pode ser feita tanto como transferência para uma conta corrente quanto como a emissão de autorização para saque em espécie.

Vale lembrar que o saque em espécie de até R$ 3 mil pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos terminais de autoatendimento, utilizando o cartão Cidadão. Valores superiores a essa quantia devem ser sacados diretamente em agências da Caixa.

Herdeiros e dependentes de trabalhadores falecidos também podem efetuar o saque das quantias acumuladas. Basta apresentar a declaração de consenso entre as partes, em caso de existência de mais de um herdeiro, e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos.

Documentos como certidão de óbito, certidão ou declaração de dependentes, inventários ou alvarás judiciais que comprovem as informações também serão necessários para a obtenção das cotas.

*Com informações da Agência Brasil 

VEJA TAMBÉM
Viagens de negócios se aproximam do patamar de 2019; entenda

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -