Em investimento de R$ 425 mil, o Cantinho Fraterno “Dona Maria Jacinta”, de São Carlos, vai ganhar sistema que gera energia a partir da luz do Sol e parque de iluminação totalmente novo.
A instituição foi contemplada por programa da CPFL que beneficia hospitais com projeto de eficiência energética. A Santa Casa de São Carlos já tinha recebido investimentos do programa.
VEJA TAMBÉM
Entrega de cestas a funcionários públicos de São Carlos atrasa; regularização será em 10 dias, diz Prefeitura
Prohab vai debater uso de áreas institucionais em bairros para a construção de moradias em São Carlos
O programa em andamento é fruto de uma parceria entre o município e a concessionária e fará a instalação de um sistema fotovoltaico de 58,7 kWp (quilowatt-pico, na sigla em inglês).
Segundo a concessionária, as obras devem ser entregues em agosto. Serão trocadas 100 lâmpadas de tecnologia antigas por luminárias LED. Ao todo, a entidade terá uma economia de energia de 94,8 MWh (Megawatt-hora) por ano, o suficiente para atender 40 residências pelo mesmo período.
O presidente da entidade, Luiz Alberto Botega, avalia que as obras permitirão a entidade redirecionar os valores economizados em energia elétrica para outras ações. “Com energia limpa e sustentável, que nos ampara e preserva nosso meio ambiente, ainda teremos uma redução no investimento desta área de energia, que nos permitirá aplicar em outros benefícios aos moradores do lar, como lazer, saúde e qualidade de vida, restaurando a dignidade no crepúsculo de suas vidas”, afirma.
Para o gerente de Eficiência Energética da companhia, Walter Barbosa Júnior, as ações ampliam a qualidade da iluminação e garantem um consumo de energia mais eficiente. “As lâmpadas LED exigem menos manutenção e possuem uma vida útil muito mais longa do que as fluorescentes e incandescentes, além de não contribuírem para o aumento de temperaturas dos ambientes. Já a instalação da usina fotovoltaica permite a geração de energia limpa e totalmente sustentável”, diz.
Fundado em 1922, em São Carlos, o Cantinho Fraterno é uma instituição filantrópica que acolhe idosos, a partir dos 60 anos, que estão em situação de vulnerabilidade. Eles são atendidos por uma equipe multiprofissional, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros.
LEIA MAIS
Saiba como se proteger contra golpe da portabilidade de celular