O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (29) a nova previsão para a inflação de 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na revisão, o instituto elevou de 6,5% para 6,6% a estimativa da inflação no país até o final de 2022.
O leve reajuste levou em consideração a alta nos preços de commodities, que se caracterizam pelos produtos agrícolas e minerais comercializados internacionalmente.
O documento divulgado pelo instituto aponta que o principal motivo para o reajuste da inflação se deve à guerra travada entre Rússia e Ucrânia, que provocou intensas alterações na produção e comercialização de vários produtos, principalmente do petróleo, gás natural e cereais.
Outros fatores também influenciaram na elevação da estimativa realizada pelo instituto, como os danos registrados em diversas lavouras, provocados por eventos climáticos e a lenta retomada do setor de serviços, após a retomada das atividades que haviam sido interrompidas pela pandemia de Covid-19.
Com tais fatores pressionando a economia do Brasil e do mundo, a inflação no país é da ordem de 4,8% entre janeiro e maio deste ano e, nos últimos 12 meses, acumula alta de 11,7%.
LEIA MAIS
Com redução do ICMS, USP estima queda de 6,5% no orçamento
Prefeitura inaugura Shopping Popular em São Carlos