- Publicidade -
EconomiaSão Carlos e Araraquara podem ganhar aval para instalação do 5G até junho, diz Anatel

São Carlos e Araraquara podem ganhar aval para instalação do 5G até junho, diz Anatel

Prazo marca início de corrida de operadoras para realizar o licenciamento de novas antenas junto à agência; veja como vai funcionar

- Publicidade -
São Carlos e Araraquara devem ter liberação do 5G. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
São Carlos e Araraquara devem ter liberação do 5G. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

São Carlos e Araraquara podem receber até 30 de junho a liberação de instalação de antenas do 5G. As duas cidades tiveram o planejamento aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Outros municípios da região também tiveram estudos aprovados pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), responsável pela “limpeza” da faixa de comunicação que será usada pelo 5G puro (standalone). (veja lista abaixo)

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Empresa de ônibus Suzantur contrata motoristas em São Carlos; veja
USP São Carlos contrata professor para o departamento de física
 

Com o planejamento aprovado, as empresas têm o aval para realizar estudos de uso de suas frequências, o que deve ocorrer até o fim do semestre. Após a liberação do uso do sinal, previsto para até o findar de junho, há ainda outro caminho a ser percorrido: o do licenciamento e ativação das antenas 5G. Este último, porém, depende da estratégia comercial de cada operadora de telefonia.

Atualmente, TIM, Claro e Vivo operam em São Carlos com antenas próprias. São 109 estações em operação na cidade, grande parte com sinal em 4G. Segundo município com maior número de habitantes, Araraquara possui 121 estações em operação. Nas duas cidades, a TIM é a que possui o maior número de antenas.

Municípios menores serão contemplados
A mais recente orientação do Gaispi e da Anatel é para que municípios pertencentes a regiões metropolitanas e de agrupamentos urbanos sejam contemplados com o 5G o quanto antes.

Na região Central de São Paulo, ganharam prazo para ativação até 30 de junho:

- Publicidade -
  • Ibaté
  • Descalvado
  • Américo Brasiliense
  • Boa Esperança do Sul
  • Gavião Peixoto
  • Analândia
  • Brotas
  • Nova Europa
  • Rincão
  • Santa Lúcia
  • Santa Rita do Passa Quatro
  • Corumbataí
  • Itirapina
  • Rio Claro

De acordo com a Anatel, 487 municípios já tiveram a exploração do 5G liberada. Ontem (23), a agência liberou a faixa dos 3,5 GHz nas cidades de Sertãozinho, Brodowski, Dumont e Jardinópolis, da região de Ribeirão Preto.

Promessa de sinal mais rápido
O 5G puro pode atingir velocidade até 100 vezes maior do que a tecnologia 4G, atualmente presente na maioria dos smartphones. A taxa máxima teórica de transmissão de dados pode chegar a 20 Gpbs (Gigabits por segundo), contra 100 Mpbs (Megabits por segundo). O novo serviço também tem ganhos na velocidade de upload, essencial para alguns tipos de atividades online.

Para acessar o sinal novo, aparelhos com tecnologia 5G devem ser adquiridos pelos usuários.

LEIA MAIS
Primeiro caso de Vaca Louca é confirmado no estado do Pará

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -