- Publicidade -
EconomiaSão Carlos tem saldo vermelho no mercado de trabalho em novembro; comércio 'se salva'

São Carlos tem saldo vermelho no mercado de trabalho em novembro; comércio ‘se salva’

Em novembro, as dispensas atingiram com maior força os homens, cujo saldo de vagas ficou em -281. Já as mulheres, houve expansão, em tímidos 13 postos

- Publicidade -

São Carlos fechou o mês de novembro com saldo negativo em 268 postos de trabalho. Em 2023, o saldo continua amplamente positivo, com 1.785 vagas criadas.

As informações são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

- Publicidade -

No mês passado, contribuíram para o saldo no vermelho os setores industrial (-147 vagas), de serviços (-108 vagas), construção (-66) e agropecuária (-3). O comércio, em reação às preparações de vendas de fim de ano, reportou resultado no azul, com 56 novos empregos criados, no saldo.

Em novembro, as dispensas atingiram com maior força os homens, cujo saldo de vagas ficou em -281. Já as mulheres, houve expansão, em tímidos 13 postos.

Na estratificação etária, o Caged reporta saldos positivos somente entre os trabalhadores de até 17 anos (+46 vagas) e entre 18 e 24 anos (+46). Trabalhadores com idade entre 25 e 29 anos (-74), de 30 a 39 anos (-99), 40 a 49 anos (-118), 50 a 64 anos (-52) e com mais de 65 anos mais foram dispensados do que contratados (-17 vagas).

Trabalhadores com ensino médio completo foram os que tiveram pior saldo no mês de novembro, conforme os dados do Ministério do Trabalho. Foram -185 postos encerrados no período, em mês que houve dispensas disseminadas em cinco de sete faixas de instrução. O maior saldo, positivo, foi dos que têm ensino médio incompleto, com +45 vagas.

Comércio demonstra força

No mês que antecedeu o Natal, o comércio de São Carlos teve saldo positivo, com resultado puxão para cima pelas funções de vendedor no varejo (+57), atendente de lojas (+49) e repositor de mercadorias (+33). No ramo comercial, as contratações foram predominantemente feminina, com 125 novos postos para elas.

- Publicidade -

A notícia ruim, porém, vem da indústria, com demissões de trabalhadores de funções transversais como embaladores e alimentadores de produção (-78) e condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e movimentação de carga (-33). Já nas atividades industriais, o perfil dos dispensados é masculino.

Baixa entre gerentes de marketing

O Caged mostra, ainda, movimentação entre os cargos de nível de gerência, sobretudo nos que regem trabalhos da área de marketing, comercialização e vendas.

O relatório mensal de trabalho mostra saldo de -47 postos entre gerentes, dos quais, os de marketing respondem por -34 vagas. Analistas de pesquisa de mercado, gerente de vendas e analista de negócios tiveram reduções mais significativas.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -