- Publicidade -
EconomiaUSP São Carlos será sede de Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial

USP São Carlos será sede de Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial

Centro criado na tríade São Carlos-Bauru-Campinas deve focar em pesquisas em Engenharia e Ciência de Dados para a Indústria Inteligente

- Publicidade -

A USP São Carlos, em conjunto com a Unesp Bauru e Unicamp, foi selecionada para sediar o novo Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial que será criado no Brasil.

A iniciativa, fruto de parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Fapesp e Comitê Gestor da Internet no Brasil, escolheu também centros sediados no Rio de Janeiro e em Pernambuco para as novas linhas de pesquisas.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
“Muito temeroso pelo pior”, diz professor de Rio Claro que vivenciou terremoto no Marrocos
Mais caro em São Carlos, etanol ainda “rende” 14% de economia ante a gasolina

O centro criado na tríade São Carlos-Bauru-Campinas deve focar em pesquisas em Engenharia e Ciência de Dados para a Indústria Inteligente.

Participam do “consórcio” o ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), da USP São Carlos, o IC (Instituto de Computação), da Unicamp, o Departamento de Computação da Unesp Bauru e o Instituto Avançado para Inteligência Artificial da Unesp.

Na Capital da Tecnologia, a pesquisa será capitaneada por José Alberto Cuminato, do ICMC da USP.

De acordo com a Fapesp, o Centro de Pesquisa terá orçamento anual de até R$ 1 milhão durante período de cinco anos. O contrato prevê até 10 anos, conforme os resultados mensurados.

- Publicidade -

Os órgãos estatais pedem “pesquisas ousadas de excelência internacional em Inteligência Artificial”, para que se transformem em Centro de Classe Mundial em Pesquisa.

A Fapesp, o Comitê Gestor da Internet e o Ministério da Ciência ainda exigem “estratégia clara” para acelerar a convergência de esforços em pesquisa e sua apropriação pela sociedade, com os mecanismos de inovação e difusão.

Há, ainda, a possibilidade de geração de novas startups ou spin-offs que incorporem resultados de pesquisas sediadas no centro, formação de mão-de-obra em todos os níveis educacionais e exploração “o máximo possível” as sinergias e complementariedades entre os objetivos listados.

Os outros centros selecionados são os de Inteligência Artificial para Energias Renováveis, na Coppe/UFRJ, de Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, e o Praia Educação (Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial: educação para a 4ª Revolução Industrial), ambos no Centro de Informática da UFPE.

LEIA MAIS
Telescópio da NASA flagra Buraco Negro “mordiscando” estrela

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -