Em busca da medalha de bronze para amenizar a derrota sofrida diante do Comitê Olímpico Russo, na semifinal do Vôlei masculino, a Seleção Brasileira entrou em quadra neste sábado (7) para encarar a Argentina, porém, mais uma vez não fez uma boa apresentação.
A equipe foi derrotada no tie-break, por 3 sets a 2 (parciais de 23/25, 25/20, 25/20, 17/25 e 15/13), e ficou de fora do pódio dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A partida foi realizada na Ariake Arena.
É a primeira vez que a Seleção fica sem medalhas desde 2000, nas Olimpíadas de Sydney. Na ocasião, o time brasileiro foi eliminado nas quartas de final pela mesma Argentina e encerrou a participação no sexto lugar.
Desde então, os brasileiros haviam chegado à decisão em todas as Olimpíadas. Inclusive, na última edição dos Jogos, o Brasil levou a medalha de ouro na modalidade.
O jogo
A partida começou equilibrada, com as equipes brigando ponto a ponto e, no primeiro set, foi Conte quem fez a diferença para os argentinos. O ponteiro, camisa 7, anotou nove pontos, inclusive o que decidiu a parcial por 25 a 23.
A equipe brasileira conseguiu reagir no segundo set, com Douglas no lugar de Leal, e empatou a partida. No terceiro período, Lucarelli e Wallace apareceram bem no jogo e conduziram o Brasil à virada.
Tudo parecia encaminhado para a conquista do bronze, porém, a Seleção voltou a sofrer um apagão, assim como na derrota da semi. No quarto set, os argentinos exploraram o bloqueio e deixaram os brasileiros desorientados. O último ponto representou bem a apatia da equipe no set: Lucarelli, no saque, mandou a bola para lateral e ainda na quadra do Brasil, dando o período de bandeja para a Argentina: 25 a 17.
A decisão foi para o tie-break, e os argentinos abriram 10 a 6 logo de cara. Os brasileiros entraram novamente no jogo e foram buscar o empate: 12 a 12. Porém, na sequência Lucarelli mandou o saque para fora e, com dois bloqueios, os argentinos garantiram a vitória.