A primeira medalha do Brasil no judô nas Paralimpíadas de Tóquio ficou com a judoca Lúcia Araújo, neste sábado (28). A brasileira garantiu o bronze ao derrubar a russa Natalia Ovchinnikova, pela categoria até 57kg, por ippon.
A vitória da paratleta veio depois de muito equilíbrio, com ambas se defendendo e trabalhando as pegadas. Depois de um shido, bastou 30 segundos para a brasileira emendar dois waza-ari e assegurar a vaga no pódio por ippon, imobilizando a adversária na sequência.
Com o triunfo, Lúcia repete o feito conquistado na última edição das Paralimpíadas, quando também abriu o caminho para as medalhas do Brasil. Naquela ocasião, ela ficou com a prata depois de ser superada pela ucraniana Inna Cherniak. O bronze conquistado em Tóquio é a terceira medalha paralímpica da carreira da judoca.
Até o momento, o Brasil conquistou 21 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Confira abaixo todos os medalhistas brasileiros:
Natação: Gabriel Bandeira (ouro e prata); Wendell Belarmino (ouro); Gabriel Araújo (prata); Phelipe Rodrigues (bronze); Daniel Dias (2x bronze); Maria Carolina Santiago (bronze); Bronze na categoria revezamento 4x50m misto.
Atletismo: Yeltsin Jacques (ouro); Silvânia Costa (ouro); Petrúcio Ferreira (ouro); Wallace Santos (ouro); Thalita Simplício (prata); João Victor Teixeira (bronze); Washington Júnior (bronze), Julyana da Silva (bronze).
Esgrima: Jovane Guissone (prata).
Hipismo: Rodolfo Riskalla (prata).
Tênis de Mesa: Cátia Oliveira (bronze).
Judô: Lúcia Araújo (bronze).