O piloto Gerson Zarpelão Júnior, de São Carlos (SP) precisou se superar para ser o campeão na Fórmula Vee 2020, encerrada no último sábado (23), em Piracicaba (SP). Ele levou o título na Elite 1, que reúne a soma dos resultados da 1ª bateria, após uma recuperação memorável.
Zarpelão era o favorito para ficar com o título. Ele chegou à última etapa da competição na liderança. Mas teve problemas nos treinos classificatórios e largou apenas na sétima posição. “Foi uma corrida muito difícil, saí lá atrás no grid e tive que lutar bastante para alcançar esta conquista especial”, afirmou.
O piloto de São Carlos fez uma série de ultrapassagens, inclusive na reta final, a poucos metros da bandeirada, para garantir o segundo lugar na prova e o título inédito na sua carreira. Zarpelão terminou o campeonato com 85 pontos, seguido por Carlos Piagentini (75) e Gustavo Ariel (71).
“Numa temporada muito complicada, dentro e fora das pitas, os resultados acabaram sendo excelentes”, disse Zarpelão. No final do ano passado, ele havia conquistado o terceiro lugar no Campeonato Paulista, disputado em Interlagos.
Reconhecimento
Com o título da Copa ECPA F/Promo Racing, Zarpelão entra para a galeria de campeões da Fórmula Vee, que reúne grandes nomes do automobilismo nacional. Emerson Fittipaldi levou o título na primeira temporada da FVee no Brasil, em 1967, e Nelson Piquet foi o campeão na Super-V (uma evolução da FVee), em 1975.
“Fico muito orgulhoso e honrado por vencer numa categoria com tanta tradição e história, e por onde passaram grandes pilotos e que se tornaram campeões até na Fórmula 1, como o Emerson e o Piquet”, disse.
E por pouco Zarpelão não faturou mais um título em Piracicaba. Na decisão da Elite 2, que reúne a soma dos resultados na segunda bateria, ele também era o favorito e precisava apenas do terceiro lugar para ser campeão. Mas acabou em quinto na prova e ficou com o vice-campeonato.
“Na segunda corrida, depois de um dia de muito calor em Piracicaba, o desgaste físico e do carro foi muito grande. Fiz o possível, mas os outros pilotos também tiveram méritos”, afirmou. Zarpelão terminou a Elite 2 em segundo lugar, com 81 pontos, atrás de Augusto Santin, que foi o campeão com 88.
Após a decisão, Gerson Zarpelão começou a fazer planos para a temporada 2021. Ele volta a disputar a Copa ECPA em Piracicaba e também o Campeonato Paulista, em Interlagos.