A torcida organizada Sancaloucos, do São Carlos Futebol Clube, emitiu no domingo (5) uma nota onde negou o ato de injúria racial contra um jogador da Ferroviária. O caso aconteceu um dia antes, durante partida do Campeonato Paulista Sub-15 no Estádio do Luisão.
Nas redes sociais, a torcida disse que não compactua com nenhum tipo de discriminação “pois a torcida é feita para todos que amam o time” e reforçou que está engajada em ações sociais e que espera que o caso seja esclarecido.
“Nesses mais de 17 anos de torcida, e apesar da rivalidade, a Sancaloucos jamais cometeu tal injúria […] Lembrando o atual presidente da nossa torcida Wesley Anastacio é negro com muito orgulho. O ex-presidente da torcida, Rogerio João Damasceno, também negro, jamais compactuamos com apologia a nada sobre preconceitos”, escreveu.
Em nota, o time São Carlos FC informou que deu apoio ao delegado da partida apuração dos fatos, na manhã de sábado. “O clube reitera que repudia todo tipo de preconceito em qualquer área da sociedade”, completou.
Entenda o que houve
O caso aconteceu durante a 9ª partida do Paulista Sub-15, que aconteceu no sábado (4). Um jogador da Ferroviária, time adversário, relatou ter sido vítima de palavras racistas proferidas por um torcedor.
Em nota ao acidade on Araraquara, o time informou que a Polícia Militar que estava no local foi acionada, levando o suspeito até o Plantão Policial para ser ouvido.