Antes previsto para este mês, a reabertura do Museu Asas de um Sonho, também conhecido como Museu “da TAM”, em São Carlos, pode ficar para setembro, segundo o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Luís Antônio Garmendia.
O adjunto informou ao acidade on nesta quinta-feira (18) que o contrato de reabertura do museu deu mais um passo com a assinatura por parte da associação que gere o local.
VEJA TAMBÉM
Velozes & Furiosos 10 chega aos cinemas de São Carlos; veja horários das sessões
Conheça a história da coxinha gigante que é “patrimônio” de São Carlos
“[O contrato] retornou e nós devemos terminar essa parte burocrática. Acredito que mais duas ou três semanas façamos a licitação”, explica.
A licitação esperada pela Prefeitura é para contratação de empresa que prestará serviços no museu. O prazo para a conclusão da licitação – que nem começou – é incerto e depende da concorrência entre as empresas. Em processos mais complicados, as licitantes podem entrar recorrer, o que atrasaria a assinatura do contrato.
“A licitação pode levar tanto um quanto 13 meses. Então eu trabalho com a perspectiva otimista de reabrirmos em setembro, vinculando à licitação”, comenta.
De acordo com Garmendia, a gestão municipal quer garantir a legal e financeiramente a manutenção do espaço de forma perene.
“Vamos lembrar que ele já abriu e fechou duas vezes. Isso não vai acontecer mais. O museu vai reabrir definitivamente, pelo menos por cinco anos, que é o prazo inicial do contrato”, vaticina.
7 ANOS FECHADO
Há sete anos fechado, o museu deve ter entrada 100% gratuita e funcionará somente aos finais de semana. Inicialmente, informaram município e associação em nota na época, as visitas deveriam ser agendadas para controlar a quantidade de turistas no local.
A Prefeitura comemorou a reabertura do museu, que pode ter impacto positivo na atração de turistas para São Carlos e na geração de empregos direto.
MAIOR DA AMÉRICA LATINA
O então Museu da TAM nasceu, oficialmente, em novembro de 2006 e fechou em 2008 para reforma. Em 2010 o espaço foi reaberto e encerrou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016.
O museu, que é considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, reúne um rico acervo de aeronaves com diferentes tecnologias e finalidades da história da aviação.
Ao todo, o museu possui mais de 100 modelos de aeronaves, entre eles estão o Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100.
O museu trocou de nome para Asas de um Sonho após encerramento de patrocínio com empresa aérea homônima.
LEIA MAIS
Faustão sai da Band após um ano e meio de programa; veja o motivo