- Publicidade -
Lazer e CulturaDia do Cinema Brasileiro: 11 filmes que vão te fazer amar tramas nacionais

Dia do Cinema Brasileiro: 11 filmes que vão te fazer amar tramas nacionais

Confira uma lista com dicas e também onde assistir cada um deles

- Publicidade -

Nesta segunda-feira (19) é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, data que marca a primeira filmagem feita no Brasil, há 125 anos. Atualmente, o dia também é utilizado para fomentação das obras nacionais e sua importância para a cultura.

Para comemorar a data, o portal acidade on separou uma lista com onze filmes que vão fazer qualquer telespectador se admirar e ficar preso no sofá enquanto assiste. Entre eles há dramas, romance, suspense e até documentários.

- Publicidade -

No ano passado, os lançamentos mais comentados foram os filmes Medida Provisória, Carvão, O Clube dos Anjos, Eduardo e Mônica e Marte Um – o último, inclusive, concorreu ao Oscar 2023.

VEJA TAMBÉM

Artistas de São Carlos vão cantar na Festa do Peão de Barretos: “Felicidade que não cabe”

Parque de diversões em São Carlos: veja preços e horários

Confira a lista com outros filmes:

- Publicidade -

GÊNERO: DRAMA

QUE HORAS ELA VOLTA? (ANNA MUYLAERT, 2015)

  • Sinopse: A pernambucana Val se mudou para São Paulo em busca de melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota liga dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Ela é recebida pelos chefes da mãe de braços abertos, mas seu comportamento complica as relações na casa.
  • Disponível em: Netflix

O LOBO ATRÁS DA PORTA (Fernando Coimbra, 2013)

  • Sinopse: Clarinha, uma menina de 6 anos, é sequestrada na escola e seus pais, Sylvia e Bernardo, buscam a ajuda da polícia para tê-la de volta.
  • Disponível em: Netflix, Star+, HBO Max e Pluto TV

DURVAL DISCOS (ANNA MUYLAERT, 2002)

  • Sinopse: Durval mora com sua mãe onde também funciona uma loja de discos, a Durval Discos. Com o cansaço da mãe, eles contratam uma empregada que aceita trabalhar por R$ 100, mas alguns dias depois ela desaparece, deixando para trás uma menina e um bilhete, pedindo para que cuidem da garota. Os dois acolhem a jovem, mas acabam tendo uma grande surpresa.
  • Disponível em: Globoplay e Kinopop
Cena do filme Cabras da Peste. Foto: Divulgação Cena do documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar. Foto: Divugação

GÊNERO: COMÉDIA

SANEAMENTO BASICO, O FILME (Jorge Furtado, 2007)

  • Sinopse: Moradores de uma pequena vila se juntam para pleitear a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Para conseguir o dinheiro, eles precisam fazer um filme de ficção.
  • Disponível em: Globoplay

CABRAS DA PESTE

  • Sinopse: O filme mostra o sumiço de Celestina, uma cabra considerada patrimônio de uma cidade pequena do Ceará. Após ser raptada, Bruceuilis viaja até São Paulo em busca de resgatá-la. 
  • Disponível em: Netflix

GÊNERO: ROMANCE

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (DANIEL RIBEIRO, 2014)

  • Sinopse: Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega no colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
  • Disponível em: Globoplay

TATUAGEM (Hilton Lacerda, 2013) 

  • Sinopse: Recife, anos 70. Em meio à ditadura, o soldado Fininha vive um romance tórrido com Clécio, o líder de um ousado grupo de teatro.
  • Disponível em: Netflix

GÊNERO: TERROR

AS BOAS MANEIRAS (JULIANA ROJAS E MARCOS DUTRA, 2017)

  • Sinopse: Ana, uma mulher rica e misteriosa, contrata a enfermeira Clara para ser a babá de seu filho que ainda não nasceu. Quando a lua cheia traz o nascimento de um lobisomem, Clara assume a missão de cuidar do bebê e protegê-lo de outras pessoas.
  • Disponível em: para aluguel na Apple TV

O CASEIRO (JÚLIO SANTI, 2016)

  • Sinopse: Davi, um cético professor de psicologia, é famoso por escrever um livro que explica aparições sobrenaturais através da psicanálise. Após anos sem atender pacientes, ele investiga o caso de uma garota assombrada por fantasma de um caseiro.
  • Disponível em: Youtube free
Cena do documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar. Foto: Divugação

GÊNERO:DOCUMENTÁRIOS

QUE BOM TE VER VIVA (Lucia Murat, 1989)
Sinopse: A diretora Lúcia Murat, que foi torturada no período da ditadura militar, narra a vida de algumas mulheres brasileiras que pegaram em armas contra o regime militar, com depoimentos de guerrilheiras e cenas do cotidiano que lutaram para recuperar os sentidos de viver.
Disponível em: streamin Looke (Prime Video)

ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR (MARCELO GOMES, 2019)
Sinopse: Na cidade de Toritama, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseira e os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o Carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e partem para praias paradisíacas.
Disponível em: para aluguel na Google Play e compra na Apple TV

*Lista elaborada com colaboração de Laís Torres, estudante de Imagem e Som da UFSCar e pesquisadora em Cinema, e Pedro Santiago, estudante de Imagem e Som da UFSCar, pesquisador e roteirista. 

LEIA MAIS

Carrapato-estrela: Como se proteger em viagem para zona rural

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -