- Publicidade -
lazereculturaSesc São Carlos terá mostra para celebrar Mês da Consciência Negra

Sesc São Carlos terá mostra para celebrar Mês da Consciência Negra

Atividades da Mostra Arte & Afro começam nesta quinta-feira (10) e seguem até domingo (13); confira a programação cultural 

- Publicidade -
Abertura da Mostra Arte & Afro, no Sesc São Carlos. Foto: Divulgação/Henrique Vasconi/Sesc
Abertura da Mostra Arte & Afro, no Sesc São Carlos. Foto: Divulgação/Henrique Vasconi/Sesc

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Sesc de São Carlos apresenta a partir desta quinta-feira (10) a Mostra Arte & Afro, que conta com shows, performances literárias, documentários, oficias e bate-papos. As atividades são gratuitas e abertas ao público. 

O evento, realizado desde 2018, foi idealizado pela escritora, redatora e produtora cultural Naiara Medeiros (veja mais abaixo). A programação diversa busca apresentar a trajetória e produção e jovens artistas negros do território, além de fortalecer a construção de redes entre os artistas e criar mais espaços de reflexão, fruição, afeto e troca entre pessoas negras. 

- Publicidade -

De acordo com a organização, essa é uma iniciativa para o reconhecimento, a valorização e a difusão de diferentes expressões e protagonistas da arte negra de toda a região. 

Leia mais

Distrito de Santa Eudóxia realiza 7ª Festa do Torresmo no final de semana

São Carlos recebe no sábado Feira Cultural Afro Estima

Confira a programação que segue até 13 de novembro:

- Publicidade -

Quinta-feira, 10 de novembro

Lançamento do documentário Enredo, com Bianca Vernechio, Marina Eduarda, Naiara Medeiros e Vitória Rocha, produtoras do filme e estudantes universitárias negras da UFSCar e UNESP-Araraquara.

Sobre: Unindo entrevistados de diferentes lugares de São Carlos, “enredo” trança histórias de diversas pessoas, refletindo sobre espaço, identidade e reconhecimento no interior. Nesse conjunto de vivências, ser negro é para além de resistência, é ressignificação e celebração de si e do outro.

Quando: das 19h às 21h30
Onde: Teatro do Sesc, com entrada gratuita. Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Sábado, 12 de novembro

Oficina de Autogestão de carreira artística com Sara Donato, rapper do Rap Plus Size, voltada para artistas e criativos iniciantes e/ou independentes.

Sobre: Apoiando-se em sua própria trajetória, a rapper traz ideias e soluções práticas para jovens artistas independentes gerenciarem seus produtos e carreira. A oficina discute a importância de se pensar em todas as etapas desde a composição até o lançamento de um trabalho, apresenta aos participantes materiais como portfólio e clipping e os conduz a, na prática, contarem suas histórias na formatação de release profissional.

Quando: das 14h às 16h
Onde: Sala de atividades corporais, com entrada gratuita. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento

Bate-papo Jovens autorias negras: diálogos literários possíveis, com Alma Aiye Dun, Bruno Caldeira e Naiara Medeiros. Mediação de Lilian Peres

Sobre: Perpassando as vivências artísticas e produções tão diversas desses jovens escritores negros do território, uma reflexão sobre a produção literária negra no Brasil de hoje, assim como sua história e relação com a luta antirracista. Um espaço para conhecer e dialogar sobre a literatura produzida em diáspora negra e vias teóricas para pensar sobre ela.

Quando: das 16h às 18h
Onde: Galpão do Sesc, com entrada gratuita. Retirada de senas no Galpão, com 30 min de antecedência

Curso Desenho para narrativas, com a professora, ilustradora e escritora Bruna Vieira Ferreira (Inaraí).

Sobre: O curso desenvolve-se com um objetivo específico de contar uma história por meio da ilustração. Apresentando conceitos-chave para a aprendizagem de técnicas de desenho e análise de narrativa, o projeto para aspirantes das artes visuais e literárias visa a elaboração de uma história visual, que será desenvolvida durante os encontros.
Quando: das 14h às 18h
Onde: Sala multiuso, gratuita. Inscrições na Central de Atendimento e no portal sescsp.org.br/inscricoes

 

Sara Donato fará show no Sesc São Carlos. Foto: Divulgação

Domingo, 13 de novembro

Oficina Trançando vidas, com a trancista Mirella Evaristo

Sobre: Nesse encontro, as pessoas inscritas conhecerão os materiais utilizados e terão a oportunidade de vivenciar o básico da trança nagô. Mirella Evaristo começou a fazer tranças em 2002 por influência de uma companhia de dança na qual fazia parte.

Quando: das 14h às 15h30
Onde: Quintal do Sesc, gratuito. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência

Show com Sara Donato e participação especial de Stevan, Nega, MC Primitivo, Escuridão, Carlinhos, CV$NHX e DJ Tayan. Abertura com as Batalhas de Rima de Sanca.

Sobre: Para comemorar os 10 anos de seu primeiro álbum solo, Made in Roça, a rapper Sara Donato reúne-se no palco com novos artistas independentes da cena rap de São Carlos. Relembrando suas raízes na cidade e refletindo sobre sua trajetória no rap, Sara pretende dar visibilidade a jovens como ela, que tiveram suas vidas transformadas pela arte e estão na luta para viver dela.

Conhecidas também como duelo de freestyle, as batalhas são encontros onde duas pessoas, os/as mestres de cerimônia (MC’s), disputam entre si com rimas improvisadas, criadas no calor da hora, acompanhadas por beats ou no formato à capela. As batalhas de MC’s são espaços importantes de disseminação e fortalecimento da cultura hip hop. Com Batalha da Alcateia e Ocupação Cultural Praça dos Pombos.

Quando: às 15h
Onde: Galpão do Sesc, gratuito. Retirada de ingressos com 1h de atecedência

Bate-papo “O que tem em uma touca de cetim?”, com Ayodele Floriano, Cintia Santos (SoulCrespa) e mediação de Sonia Pinheiro.

Sobre: Um papo sobre literatura para as infâncias, representatividade negra e reflexões sobre a importância da literatura antirracista para todas as crianças e adultos como instrumento de construção de uma sociedade mais justa. A escritora Cintia Santos e a pesquisadora Ayodele Floriano abordam a temática em seus cotidianos, buscando emancipar famílias, escolas e comunidades. 

Quando: das 10h30 às 12h30
Onde: Galpão, gratuito. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência

Naiara Medeiros, produtora cultural e idealizadora da Mostra Arte & Afro. Foto: Arquivo pessoal
Naiara Medeiros, produtora cultural e idealizadora da Mostra Arte & Afro. Foto: Arquivo pessoal

 Sobre a idealizadora do projeto:

Naiara Medeiros é natural de São Carlos, interior de São Paulo. Cursa Letras – Francês na Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara), é Redatora e produtora cultural idealizadora do Projeto Arte & Afro que tem como intuito promover a arte negra no interior (São Carlos e região). Seu amor pela escrita vem desde sua infância, já publicou diversas histórias e textos não oficiais virtualmente, mas sua primeira publicação oficial foi no livro Coletânea Negritude com o conto “Destrançando as Cicatrizes” lançado em 2019. 

Achou o horror como sua melhor forma de expressão na literatura e lançou Onde as Velas Incendeiam como seu livro de estreia em junho de 2020. Também participou da Antologia “Escreva Como Uma Mulher” lançada pela Editora A Arte da Palavra em 2020, premiada como Melhor Antologia pelo prêmio Ecos da Literatura. Seu último trabalho até o momento é conto sáfico “Sabrina” disponível na Amazon.

Veja também

Doha encanta pela mistura de tradições luxo e modernidade

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -