- Publicidade -
lazereculturaAnta-brasileira de São Carlos será reintroduzida em parque do Rio de Janeiro

Anta-brasileira de São Carlos será reintroduzida em parque do Rio de Janeiro

Juninho, de 2 anos, será encaminhado para soltura no Parque Estadual dos Três Picos 

- Publicidade -
Anta-brasileira de São Carlos será reintroduzida em parque do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/PMSC
Anta-brasileira de São Carlos será reintroduzida em parque do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/PMSC

O Parque Ecológico de São Carlos está participando de uma ação de reintrodução da anta-brasileira no Parque Estadual dos Três Picos, no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (19) um macho de 2 anos foi enviado da cidade para o estado. Ao todo, o espaço receberá três indivíduos do maior mamífero terrestre da América do Sul.

A ação, liderada pelo Refauna, em parceria com o BioParque do Rio, o Instituto de Ação Socioambiental e a Reserva Ecológica de Guapiaçu, prevê a translocação, ambientação e monitoramento desses animais após a soltura.

- Publicidade -

Atualmente o parque conta com uma população de 14 antas, sendo quatro nascidas na natureza e as outras 10 oriundas de reintroduções. O projeto visa realizar um reforço populacional, a fim de aumentar a presença da espécie no local.

Leia mais

Radares em São Carlos devem voltar ainda no 1º semestre; veja locais

Walcinyr Bragatto é o novo secretário de Administração Regional de São Carlos

Os indivíduos que terão um novo lar em meio à natureza em Cachoeiras de Macacu são duas fêmeas, carinhosamente nomeadas como Melancia e Castanha, que vivem atualmente no Zoológico de Rio Preto, e um macho nascido no Parque Ecológico de São Carlos, em São Paulo, o Juninho.

- Publicidade -

Em 20 de janeiro será feita a translocação dos animais de São Paulo até Resende, local em que os mamíferos passarão por uma quarentena responsável por analisar o estado de saúde de cada um dos indivíduos, fazer uma ambientação para que se adaptem ao ambiente em que passarão a viver, além de colocar o colar de telemetria que auxilia no monitoramento pós-soltura. 

A reintrodução no Parque Estadual dos Três Picos acontecerá no dia 10 de março, a partir da Reserva Ecológica de Guapiaçu.

Parque Ecológico de São Carlos tem um casal e dois filhotes de anta-brasileira. Foto: Divulgação/PMSC
Parque Ecológico de São Carlos tem um casal e dois filhotes de anta-brasileira. Foto: Divulgação/PMSC

Extintas
A reintrodução da espécie na natureza é importante dado o fato de que as antas estão classificadas como vulneráveis à extinção, com perda de 30% de suas populações nas últimas três décadas, devido à caça, atropelamentos e a perda e fragmentação de habitat.

No Rio de Janeiro essa espécie chegou a ser totalmente extinta há mais de 100 anos atrás. O último registro de antas no estado foi em 1914, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e agora as instituições trabalham para recuperar essa perda.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, de São Carlos, possui quatro antas-brasileiras (Tapirus terrestres), sendo o casal e dois filhotes, um macho e uma fêmea, que podem ser visitadas no espalho que fica na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. 

Veja também

Vai para a praia nas férias? Cuidado com a intoxicação alimentar

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -