A Câmara Municipal de São Carlos recebeu um projeto de decreto que pode conceder o título de Cidadão Honorário São-Carlense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-mandatário é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar dar um golpe de Estado.
A proposição foi feita pelo vereador Moisés Lazarine (União Brasil) na segunda-feira (4). A matéria pode, inclusive, ser votada em caráter de urgência na Câmara ainda hoje (5), caso conquiste 14 assinaturas favoráveis, dispensando a análise nas comissões temáticas da Casa.
Segundo o parlamentar, a homenagem a Bolsonaro será “pelos serviços prestados por ele para a cidade de São Carlos, região e a toda nação”.
Investigado por Golpe de Estado
A proposição de título de cidadania para Bolsonaro chega ao Parlamento municipal após o ex-comandante do Exército e general da reserva Marco Antônio Freire Gomes confirmar em depoimento à Polícia Federal ter presenciado reuniões em que foram discutidos os termos na minuta do golpe.
As falas de Freire Gomes foram corroboradas pelo tenente-brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Batista Jr., ex-comandante da Força Aérea Brasileira.
Na minuta do golpe, Bolsonaro instauraria estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o intuito de reverter o resultado do segundo turno das eleições.
O documento também decretava a prisão de autoridades, como os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Com a minuta do golpe, Bolsonaro intuiria, segundo a Polícia Federal, propor nova eleição, em que ele sairia ganhador.
Vereador denuncia “urgência”
Djalma Nery, parlamentar do PSOL, afirmou nas redes sociais que o projeto de decreto legislativo deve ser votado ainda hoje na Câmara. O vereador fez críticas à proposição de Lazarine.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.