Problemas com a internet causaram transtornos na vacinação contra a Covid-19 na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santa Angelina, em São Carlos (SP).
De acordo com os moradores, as senhas começaram a ser distribuídas por volta das 8h, mas antes desse horário já tinham pessoas que aguardavam para tentar garantir a vacinação.
No entanto, a falta de conexão impediu que a vacinação começasse às 9h, como previsto. Na unidade, que aplica doses das 9h às 15h, são distribuídas 200 senhas.
“Cheguei 7h13 e quando deu umas 8h a moça veio distribuir a senha. Peguei 51 e fiquei aguardando. Quando deu umas 9h15, ela veio falar que estava com problema de conexão e não poderiam iniciar. Por volta das 10h, elas falaram que iam usar os próprios roteadores de celular para conseguir vacinar, e foi assim, estamos aqui há quase quatro horas, no caso”, contou um morador.
Por volta das 10h50, quando a reportagem da CBN foi até o local, eram mais de 170 pessoas na fila de espera, com um atraso de 1h30 na vacinação.
A informação de que os servidores estão utilizando internet pessoal para conseguir vacinar também foi confirmada pela equipe. Segundo informações, a internet é necessária para acessar o sistema que cadastra as doses e informações dos vacinados.
Outro lado
Em nota, a prefeitura informou que o Departamento de Vigilância em Saúde enviou um tablet com 4G para realização a vacinação e que a operadora NET foi acionada e prometeu resolver o problema até o início da tarde.
Diante da informação de que o problema teria afetado também outros bairros, o portal ACidade ON solicitou retorno à Claro/NET, empresa responsável pelo serviço, que informou que “sua rede está operando normalmente na região de São Carlos.”