12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Gameplay

Company of Heroes 3 mostra que RTS também vale nos consoles

Jogo de estratégia em tempo real foi lançado para consoles de nova geração, os PS 5 e Xbox Series, com novas funcionalidades e mecânicas

Company of Heroes 3, jogo de estratégia em tempo real (gênero também conhecido como RTS) ganhou uma versão para consoles de nova geração, o PlayStation 5 e o Xbox Series recentemente. Não vou ficar falando do estilo do jogo nem como ele é. Se não me engano, esse é o terceiro ou quarto review que faço do game. Então, se você quiser conferir tudo sobre o jogo, basta procurar no YouTube e no site do GameON.  

Tudo o que eu mostrei antes vale na versão para consoles. Um trailer, bem bacana, também foi lançado para mostrar a sua chegada ao PS 5 e Xbox Series. Confira:

Mas, antes de falar das funcionalidades e mecânicas do jogo, preciso apenas fazer um adendo antes. Os consoles de nova geração, justamente por sua potência, conseguem rodar Company of Heroes 3 no máximo de qualidade. Isso quer dizer que consegui jogar com 60 fps e qualidade 4K e é, simplesmente, um show de qualidade gráfica. 

Agora, voltando ao que realmente interessa: as diferenças de jogabilidade entre as duas versões. Sou muito crítico com os jogos de RTS para consoles, pois acho que eles ficam limitados e poucos práticos. 

Quando jogamos no computador, temos uma agilidade e uma praticidade muito grande. O mouse é certeiro em nossos movimentos enquanto que o teclado exerce um papel estratégico, permitindo utilizar teclas de atalho para ganhar velocidade. Características que não existem nos consoles. 

Então, o grande desafio de Company of Heroes 3 foi justamente aprimorar essa jogabilidade, e, para a minha grande surpresa e satisfação, eles conseguiram. É verdade que não temos a mesma precisão do jogo no computador, mas a principal desvantagem, que era a agilidade de comandos do teclado, foi resolvida.  

- Publicidade -

Pensado para controles, Company of Heroes 3 Console Edition coloca o domínio do campo de batalha nas suas mãos, com recursos totalmente novos. Para isso, a Relic, desenvolvedora do jogo, implementou a nova Roda de Comando, que possibilita dar ordens aos seus soldados de maneira rápida, permitindo realizar manobras e estratégias de maneira fácil. 

Em resumo, os comandos básicos (se mover, atirar e recuar) estão fixos nos botões do consoles, de forma que podemos agir rapidamente. As demais possibilidades são acessadas pela Roda de Comando. É nela que podemos encontrar funções mais específicas, como arremessar uma granada, ou acessar a aba de Melhorias, por exemplo. Isso facilita muito, pois tudo fica concentrado no mesmo lugar. 

Todo o restante, que não demanda tanta velocidade, está fora dessa roda, mas facilmente acessível pelo controle, como acionar bombardeios aéreos, localizar tropas, dente outras funcionalidades. No começo pode até ser um pouco difícil de se acostumar, mas depois que você pega o jeito, o jogo flui muito bem. 

- Publicidade -

O fato dele também estar com textos e legendas em português, ajuda muito a se localizar e fazer as ações.  Confira como ficou a versão para consoles no nosso gameplay:  

*Jogo enviado gratuitamente pela Sega para a nossa análise.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress