Diablo IV é uma experiência brutal e única. É sem dúvida uma obra-prima dos ARPG´s.
Diablo IV é sem dúvida nenhuma o jogo mais aguardado dos últimos anos da Blizzard, não só pelos amantes de RPG´s mas também pelo público em geral.
Referência quando falamos em RPG´s de ação, Diablo IV chega depois de 11 anos do lançamento de seu antecessor, Diablo III. Vale lembrar que o termo “ARPG´s” foi praticamente cunhado pela saga Diablo, que definiu todo um gênero desde que o primeiro título foi lançado os idos de 1996.
A convite da Blizzard, testei por dez dias a versão final de lançamento do jogo completo e trazer algumas informações bem importantes para os fãs da franquia e também marinheiros de primeira viagem.
A história se passa 50 anos dos acontecimentos retratados em Diablo III: Reaper of Souls.
A demônia Lilith e o anjo Inárius uniram-se para criar o mundo de Santuário, movidos pelo desejo de escapar ao Conflito Eterno entre Inferno e Paraíso. Mas, agora, décadas após os acontecimentos de Diablo III, Pai e Mãe são inimigos implacáveis que recorreram à guerra, cada um com um exército de seguidores. As terras de Santuário foram tomadas por hordas de demônios, e somente a mais inabalável alma heróica será capaz de enfrentar a escuridão.
A build que tivemos final é a versão final do jogo, praticamente idêntica a que será lançada em 2 de junho (acesso antecipado para alguns pacotes e lançamento geral em 6 de junho), com a exceção apenas que a loja in-game não estava disponível.
Totalmente localizada em português do Brasil, com excelentes dublagens, menos e textos, a versão traz também todos os atos e algumas modificações em relação aos betas anteriores.
Tivemos três betas até agora, sendo que nos dois primeiros o jogo ainda estava com dublagens em inglês e nos três o limite de progressão era até o level 25 e Ato 1.
Para evitar spoilers da história, nesta análise vou falar de forma mais superficial das mudanças que notei nesta versão final, deixando os detalhes para a próxima análise assim que o jogo for lançado.
De cara podemos notar que os inimigos estão mais fortes e em maior quantidade. Nos betas anteriores joguei na versão “difícil” que é o máximo grau de dificuldade liberado antes de zerar o jogo e não morri nenhuma vez. Já nesta build final, a morte era uma constante e me rondava a cada grupo de mob´s que me “trancavam” ou chefões.
Outros dois pontos que posso adiantar também, sem dar spoilers, é que a versão final conta com mais eventos aleatórios durante a partida e também mais drops de itens mágicos e raros.
Também é possível notar que o leveling está mais lento, o que é normal em um jogo final comparado a betas. Outro detalhe curioso que notei, é que diferente dos betas anteriores, temos na versão final cenários diurnos, com luz do sol.
Sem poder adiantar mais nada para não estragar a surpresa (e temos várias), posso dizer, sem sombra de dúvida, que Diablo IV é um obra-prima dos games e talvez o melhor ARPG de todos os tempos. É realmente um deleite para os sentidos, com jogabilidade, sons e gráficos beirando a perfeição.
Em breve você irá conferir aqui no Game ON TV a análise completa de Diablo IV com todos os detalhes da história.
Confira agora a gameplay inédita da versão final de Diablo IV com imagens do Ato 1 e Ato 2 (sem spoilers):
Diablo IV será lançado dia 6 de junho de 2023 e contará com jogo e progressão multiplataforma para PC Windows, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5 e PlayStation 4, bem como cooperativo local para consoles no lançamento.
Quem comprar a versão Deluxe ou Ultimate, terá acesso antecipado ao jogo a partir de sexta-feira (2/06).