13 de junho de 2024
- Publicidade -
Gameplay

Manor Lords é um RTS medieval desafiador

Jogo de estratégia em tempo real traz batalhas medievais e construções de cidades, mas com uma pegada inovadora e realista

Jogamos Manor Lords

Eu adoro jogos de estratégia em tempo real! Acho super legal ter que preparar estratégias, aprimorar nossos recursos e desenvolver as nossas forças. E eu encontrei tudo isso em Manor Lords, game independente do Slavic Magic.

Só que fui surpreendido – positivamente – com novas funcionalidades, que não estão disponíveis em outros jogos no estilo RTS.

Inicialmente, gostei da ambientação e da fidelidade histórica. O jogo se passa em um mundo medieval inspirado na região da francônia, que hoje é o norte da Alemanha. Toda a arquitetura e estilo remete àquela época.

Isso quer dizer que teremos casas e construções daquele período, indo desde poços artesianos até mercados. As relações entre os reinos também são bem interessantes, trazendo uma jogabilidade diferente.

A própria forma de construirmos nosso reino remete a isso, com brasões germânicos e, até mesmo, a cara do nosso avatar. Temos até elementos climáticos e a passagem do tempo, que deixaram o jogo bem interessante.

Mas o que realmente me chamou a atenção foi a mecânica do jogo…

Uma mecânica nova

Manor Lords é um RTS tradicional. Precisamos separar recursos, expandir nossas atividades e, assim, fazermos nosso império e dominarmos inimigos. Só que a ambientação do jogo deixa ele muito mais realista e intenso.

Por exemplo, ao longo do jogo, podemos ser atacados por bandidos, que roubam nossos estoques. O tempo, com chuva e neve, refletem nossa produção e nossas atividades.

- Publicidade -

Um ponto que achei bem legal é que, ao contrário dos jogos de estratégia em tempo real onde selecionamos quem cuidará de qual atividade, Manor Lords emprega famílias. Isso quer dizer que uma determinada atividade será gerenciada por um grupo de pessoas.

Então, quando eu construir uma fazenda, por exemplo, precisarei escalar uma pessoa que cuidará de plantar, colher e cuidar dessa região. O mesmo vale para os lenhadores, mineradores etc.

Manor Lords

O jogo traz, também, algumas possibilidades diferentes, que precisam ser contempladas, como, combustível para fazer fogo e aquecer todos à noite e no inverno.
Só que também preciso de famílias “ociosas”, pois são elas as responsáveis por construir as estruturas (que podem ser ampliadas e aprimoradas).

São essas mesmas famílias que cederão pessoas para formarem milícias. Não consegui formar esses grupos armados – eu sempre era derrotado antes –, mas pelo que pude sentir a estratégia terá um papel determinante nisso.

- Publicidade -
Várias formas de se jogar

Um ponto que achei interessante é que Manor Lords traz três modos de jogo: um focado na construção da cidade propriamente dita; um onde precisamos crescer e expandir e um de sobrevivência, onde precisaremos nos preparar para um grande ataque.

Tudo isso pode ser dividido em três categorias: fácil, médio e desafiador. Joguei no médio e me dei mal, mas tudo bem. O importante é tentar… Acho.

Desafiador

Manor Lords é um jogo desafiador. Infelizmente, achei a parte de tutorial e a árvore de informações ruim. Não temos grandes explicações ou guias, sendo que boa parte do jogo seguimos de forma instintiva.

Infelizmente, isso reflete na jogabilidade. Eu demorei muito para entender a parte das demandas e da aceitação da população (que é algo que não encontramos em RTS tradicionais).

Isso quer dizer que se não atendermos as vontades e os desejos da população, corremos o risco de perdê-los, indo para outras vilas ou cidades. Isso é extremamente ruim para nós, pois perdemos mão de obra e soldados.

Contudo, é bom lembrar que o jogo está em Acesso Antecipado, então melhorias e aprimoramentos poderão ser implementados no futuro. Algumas delas já estão em andamento, como mecânicas de incêndios.

Como sempre, um ponto muito positivo é o idioma. Manor Lords tem textos e legendas em português do Brasil.

Mas, por enquanto, ainda não sabemos como vão ficar. Então, enquanto isso, curta o gameplay.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress