Um dos grandes diferenciais de Total War Warhammer III é que ele não é um jogo que ficou parado no tempo. Desde que ele foi lançado, em fevereiro de 2022, a desenvolvedora Creative Assembly continua empenhada em trazer novidades.
Em um período de apenas um ano e meio, a desenvolvedora já lançou quatro expansões, sendo que a quinta está vindo aí. Anunciado no começo de agosto, o DLC Shadows of Change está sendo lançado oficialmente no dia 31 de agosto. E, assim como seus antecessores, está trazendo diversas novidades.
O pacote Shadows of Change está trazendo três novos Senhores Lendários para as raças Tzeentch, Grande Cathay e Kislev. No caso, eles são o Transmorfo, cheio de tramas e trapaças malignas (Tzeentch); Yuan Bo, um grande estrategista com ações em escala global (Grande Cathay); e a assustadora bruxa da floresta Mãe Ostankya (Kislev). Cada um deles terá uma história própria, disponíveis nas campanhas Reino do Caos e Impérios Imortais.
Além disso, importante destacar que cada um deles possui habilidades próprias, que dão muitas vantagens. Por exemplo, o Yuan Bo pode se tornar um dragão e causar um estrago legal os inimigos.
O que eu achei bem legal dessa expansão, é que a parte da guerra e dos combates continuam bem marcantes, mas as Campanhas dos três novos Senhores Lendários trazem algumas mecânicas novas, que convergem no sentido de intrigas, tramas e, claro, uma dose de crueldade.
Assim como nas demais expansões, Shadowns of Change também está trazendo novos Heróis e Unidades, que vão expandir suas campanhas e batalhas. Vale destacar que os três Senhores Lendários trazem mecânicas de campanha exclusivas para suas raças, com objetivos separados da narrativa de Ursus na campanha Reino do Caos.
Confiram o trailer. Nele dá para ter uma ideia do estilo de cada um.
A expansão está trazendo 12 unidades gerais e nove Regimentos Renomados. Nessa lista, temos unidades de infantaria, criaturas aladas, monstros diversos e por aí vai. O destaque fica com o Escriba Azul, um Herói Lendário que avança sobre as tropas com um Disco de Tzeentch. Resumindo de forma mais direta: ele é um mago que fica voando e “bombardeando” os inimigos.
Ele é bem versátil, permitindo uma vantagem estratégica no jogo. Por exemplo, enquanto sua infantaria enfrenta a infantaria inimiga, ele pode ficar em cima atacando. Contudo, ele fica bem vulnerável quando possui arqueiros ou outros personagens de ataque a distância por perto.
Tendo isso em mente, aí é que vem a grande sacada do novo DLC de Total War: Warhammer III: é possível articular e criar tramas para conquistar seus objetivos. Para se ter uma ideia, Yuan Bo pode utilizar sua influência profunda em Assuntos de Estado para acelerar a construção em um único turno, semear discórdia diplomática para mover exércitos através do território inimigo sem impedimentos ou combater a corrupção para conter a desordem.
Já o Transmorfo permite que a manipulação de personagens para atacarem uns aos outros, semeando a discórdia. A única diferença fica com a Senhora Lendária de Kislev, que não possui esse viés “diplomático. Ela fica mais concentrada em rituais e magias, como uma boa bruxa.
Caberá aos jogadores entender e assimilar as capacidades e vantagens de cada um para usá-las, da melhor forma possível, em suas campanhas.
A expansão Shadows of Change chega com interface e legendas em português, o que é extremamente necessário, uma vez que é um jogo que depende muito de leitura e avaliações. Então, se você é fã do jogo, querendo algo um pouco diferente, esse DLC é perfeito.
Confira o nosso gameplay.
* DLC enviado pela SEGA para nossa avaliação.