Eu adoro jogos de estratégia em tempo real. Isso é fato e eu já falei disso aqui várias vezes. Então, foi com muito prazer que vi o lançamento de Stormgate, RTS da Frost Giant Studios, que chegou à plataforma Steam na semana passada (13).
Em uma primeira olhada, Stormgate parece exatamente como todos os outros jogos de estratégia em tempo real. Contudo, ele tem um ponto importante: ele é free-to-play. Ou seja, é possível jogá-lo de graça.
É importante destacar isso, pois, normalmente, jogos de estratégia em tempo real não são gratuitos. Portanto, Stormgate entrará em um campo completamente novo
Segundo a Frost Giant, os usuários poderão comprar skins, pacotes e personalizações. Vale destacar que em outros estilos, como FPS ou Battle Royale, o free-to-play funciona bem, mas ainda não temos uma ideia clara de como isso funcionará de fato em Stormgate.
Nostálgico
Quando joguei Stormgate fui tomado por uma onda de nostalgia, pois o jogo me lembrou muito a franquia Starcraft. É curioso destacar isso, pois o novo RTS tem alguns veteranos desse clássico de estratégia.
Só que Stormgate não me conquistou logo de cara, pois parece que ele ainda não estava pronto para ser lançado. É verdade que ele está em Acesso Antecipado, então muita coisa pode mudar (como normalmente acontece).
Mas acho que ele precisava ter “amadurecido” antes de ter sido disponibilizado. Para mim, ele precisava ter sido mais bem trabalhado, chegando com propostas mais claras e definidas. Pareceu, em alguns momentos, que terminaram o protótipo e já deixaram ele disponível para testes, sem antes se aprofundar nos detalhes.
Uma coisa que corrobora com isso foram as animações. Algumas vezes elas falhavam ou, então, nos diálogos onde as bocas sequer se mexiam. Isso me incomodou muito. Me lembrou aquelas animações no estilo Stop-Motion, que usam bonecos feitos de massinha.
Não sei se a proposta gráfica será essa, mas se não for, eles precisariam ter caprichado um pouco mais.
Um estilo já conhecido
Stormgate segue aquela mecânica já conhecida. Temos a oportunidade de jogá-lo no modo Campanha, que no Acesso Antecipado é bem básico, além das partidas online, contra outros jogadores, no estilo PvP.
É verdade que Stormgate traz algumas coisas diferentes, como o estilo Personalizado e o Versus, mas nada que fuja muito do que já conhecemos.
No jogo – pelo menos nesse primeiro momento – podemos jogar com três facções diferentes: a Vanguarda Humana, a Horda Infernal e a Armada Celestial. Cada uma delas tem mecânicas e estilos próprios, que são até que bem-feitao, mas achei um pouco limitado.
Isso casa com o “amadurecimento” que falei antes, pois, fiquei com uma sensação que faltava algo. A história não é um diferencial e as coisas acabam sendo bem básicas, sem variedades de gameplay.
Mas ainda é cedo para falar, pois, como disse, o jogo está em Acesso Antecipado. Espero que, com os feedbacks, esse “amadurecimento” chegue e consiga agregar, com novas possibilidades e diversificações.
Um visual legal
Na parte de desenvolvimento, Stormgate não possui nada muito inovador. O jogo é bonito, mas nada que seja um diferencial. Se formos comparar com outros RTS, a parte gráfica está bem abaixo dos concorrentes.
Por ser gratuito, com uma proposta diferente, talvez esse tenha sido o objetivo. Mas, como sempre digo, podemos nos surpreender no futuro.
O jogo está em inglês, mas a parte boa é que ele conta com texto e legendas em português do Brasil. Contudo, em alguns trechos, não há tradução disponível.
Senti falta de tutoriais mais explicativos, mas o jogo possui uma boa mecânica intuitiva, com pouca complexidade.
Stormgate, portanto, tem potencial, mas precisa amadurecer para se destacar.
Confira nosso gameplay.