O estúdio polonês CD Projekt Red, conhecido pelas franquias The Witcher e pelo jogo Cyberpunk 2077, anunciou hoje (26) a demissão de 9% de sua equipe, o que representa cerca de 100 funcionários. A decisão foi comunicada pelo CEO da empresa, Adam Kiciski, por meio do site oficial da empresa.
O CEO justificou as demissões como parte de um “processo contínuo de várias transformações profundas dentro do estúdio”, enfatizando que essas mudanças são consideradas “essenciais para criar jogos de qualidade dentro do prazo estipulado, sem a necessidade de horas extras forçadas”. Além disso, Kiciski também afirmou “que estão com excesso de pessoal”.
“Para alcançar nossas próprias altas expectativas e ambições de criar os melhores jogos de RPG, queremos não apenas ter as melhores pessoas, mas também as equipes certas. O que queremos dizer com isso é ter equipes construídas de acordo com as necessidades específicas de nossos projetos; equipes mais ágeis e eficientes. Neste momento, temos certeza de que, para o crescimento contínuo da CD Projekt Red, precisamos ser consistentes ao implementar essa abordagem”, finalizou no comunicado.
O CEO admitiu que a decisão foi difícil e destacou que nem todas as demissões serão imediatas. Alguns funcionários serão dispensados apenas no primeiro trimestre de 2024, com o objetivo de dar tempo suficiente para que eles processem e se adaptem às mudanças. Além disso, a empresa se comprometeu a oferecer um pacote de indenização abrangente para todos os afetados. Para conferir a nota, em inglês, clique aqui.
É importante destacar que o estúdio já anunciou a demissão de quase 60 funcionários em 2023. Em maio, 29 colaboradores foram demitidos após uma reavaliação de seu jogo spin-off de The Witcher, chamado de Projeto Sirius. Pouco tempo depois, mais 30 funcionários foram dispensados após a CD Projekt Red encerrar o suporte o jogo eletrônico free-to-play de cartas colecionáveis Gwent, também da franquia The Witcher.
Na carta assinada pelo CEO não há informações se nestas 100 demissões estão os quase 60 funcionários demitidos anteriormente. Se não estiverem, isso significa que mais de 150 colaboradores foram demitidos pelo estúdio só neste ano.
Vale ressaltar que as notícias surgem em um momento delicado, a apenas dois meses do lançamento do DLC Cyberpunk 2077: The Phantom Liberty, além de diversos outros projetos em andamento, como os três novos jogos da franquia The Witcher.