12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Notícias

Confira como foi o segundo dia da gamescom latam

Evento trouxe debates importantes, como a segurança de crianças e adolescentes no ecossistema de jogos e celebração dos 20 anos da Abragames

Confira o que rolou no segundo dia de gamescom latam (Foto: Divulgação)

A gamescom latam abriu as para o público oficialmente nessa quinta-feira (27), já abordando temas importantes. O evento contou com a participação de especialistas renomados no palco gamescom latam quest: Emanuella Halfeld, do Instituto Alana; Ivelise Fortim, da Homo Ludens Inovação e Conhecimento; Juliana Cunha, da SaferNet Brasil; e Rodrigo Tamellini, da GamerSafer.

O painel abordou questões essenciais para a proteção de crianças e adolescentes no ecossistema de jogos digitais, fomentando diálogos sobre o impacto social desta temática.

O bate-papo enfatizou a importância dos cuidados que famílias, educadores, desenvolvedores e plataformas devem ter ao considerar este público. Foram discutidas estratégias para garantir um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que os jovens usufruam dos benefícios dos jogos digitais de forma protegida e responsável.

De acordo com Rodrigo, CEO da GamerSafer, a grande maioria dos jogos não é inclusivo, o que cria situações de risco para menores de idade: “Os jogos não são desenvolvidos para esse público porque os desenvolvedores têm menos retorno financeiro”. Ele sugere possíveis soluções para a inclusão dos mais jovens: “Os jogos precisam de uma mecânica de verificação de dados melhor. Dessa forma, protegemos os grupos mais jovens, restringindo algumas ferramentas, e também melhoramos a experiência do público adulto, que muitas vezes prefere jogar com grupos da mesma faixa etária”, finaliza.

Para Juliana, diretora de projetos especiais da SaferNet, a inclusão segura de menores de idade no universo de games exige a participação ativa deles nesse planejamento: “Precisamos escutar as crianças e os adolescentes, pensar com eles sobre como vivenciam situações de risco para tomarmos, junto com eles, as medidas de segurança em jogos”.

Também nesta manhã, no palco gamescom latam journey, o público recebeu um spoiler dos conteúdos exclusivos para os próximos dias, gerando animação geral. O sócio-fundador do Omelete Company, Pierre Mantovani, um dos convidados presentes na abertura, declarou: “Você pode vir aqui jogar 10 jogos; tenho certeza de que vai encontrar mais centenas de opções de diversão. Temos uma diversidade gigante nesse evento”.

Na sequência, Armando de Almeida Pinto Júnior, da Prefeitura de São Paulo, subiu ao palco e explicou a relevância da cidade no desenvolvimento e negócios em games. O representante apresentou as políticas públicas da cidade e os financiamentos destinados para o universo gamer. “O setor de investimento em games conseguiu não apenas retornar, mas melhorar e crescer no período pós-pandemia”, declarou. O secretário adjunto reforçou o papel 360º com os principais representantes do mundo gamer no Brasil, possibilitando a qualificação de pessoas do setor através do programa “Sampa Games”. Ao fim da palestra, o secretário adjunto convidou as pessoas para visitarem o espaço da prefeitura no evento.

Ainda mais, a Abragames celebrou seus 20 anos em grande estilo junto à indústria. Carolina Caravana e Rodrigo Terra, fundadores da Abragames, foram convidados para compartilhar os desafios enfrentados desde os primeiros dias da companhia, além das estratégias para o futuro.

- Publicidade -

O percurso incluiu desde a cena indie de 2004 até a aprovação do Marco Legal e a sólida parceria de 11 anos com o Projeto Brazil Games. O palco também contou com a participação de Carlos Estigarribia, da Kokku; Jeferson Valadares, da Fortis Games; Pablo Miyazawa, do The Gaming Era; e Ale Mchaddo, do 44 Toons Interactive.

Games, Bem-Estar e Comunidades

No painel Games, Bem-Estar e Comunidades, Gabriel Recalde, do Discord; Airini Bruna, da FURIA; Claudio Godoi, da Team Liquid; Eduarda Duarte, da Comfy Place; e a jornalista e apresentadora Bárbara Gutierrez iniciaram uma conversa sobre as comunidades no mundo gamer.

Eles discutiram como os jogos impactam positivamente na socialização dos jogadores e deram conselhos sobre como construir uma cultura mais saudável dentro dessas comunidades.

Ao final, os palestrantes apresentaram propostas para criar espaços mais seguros para todos no universo gamer, envolvendo jogadores, profissionais e plataformas

- Publicidade -
Games e Narrativas: Vários Modos de Criar Histórias

No palco gamescom latam quest, Mariana Brecht, da Rogue Snail; Tiago Rech, do Time Galleon Studio; Izadora Lima, da Fortis; Felipe Castilho, autor e roteirista; e Daniel Lameira, CEO da Seiva, discutiram as diversas perspectivas na criação de narrativas para jogos.

Os especialistas enfatizaram que a narrativa de um jogo vai além do texto, exigindo a criação de ambientes e personagens que estabeleçam uma conexão profunda com os jogadores. Izadora destacou: “É necessário pensarmos em personalidades e características que sejam familiares para o jogador. Isso também traz retenção para o jogo porque gera conexões. O design não é só sobre visual, mas sim a composição do todo. Temos que traduzir a história de um personagem de uma forma que represente como ele se comporta na gameplay”.

A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.

Abaixo, você pode conferir tudo o que rolou no palco journey.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress