É o fim de uma era. Depois de quase 30 anos, a E3, que já foi a mais importante feira de games do mundo, chegou oficialmente ao fim. Por meio de um comunicado publicado no X (antigo Twitter), a Entertainment Software Association (ESA), organizadora da feira, anunciou o fim do evento.
“Depois de mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dizer tchau. Obrigado pelas memórias”, diz a postagem.
Criada em 1995, a E3 era realizada anualmente, tornando-se a mais importante do mundo, recebendo as grandes empresas do segmento e sendo palco dos principais anúncios gamers do ano.
Contudo, a E3 começou a passar dificuldade a partir de 2019, quando a Sony anunciou que não participaria da edição daquele ano. A situação se agravou no ano seguinte, com a pandemia de Covid-19, que levou a feira a ser cancelada em 2020, 2021 e 2022.
Em 2023, a E3 voltaria definitivamente, mas não houve adesões dos estúdios e das empresas, levando a mais um cancelamento.
Ao mesmo tempo em que a feira era cancelada, sua concorrente direta, a Summer Game Fest, de Geoff Keighle, ganhou força.
Agora, todo o calendário gamer deve passar por ajustes e adequações, uma vez que outro importante evento, a gamescom, ganhou novo formato, incluindo eventos regionais, que incluem o Brasil e a América Latina. Que venha 2024!