14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Notícias

Starfield é um jogo ambicioso e cinematográfico

Novo game da Bethesda nos coloca com maestria no papel central de exploradores da galáxia ; confira a nossa análise o gameplay do game no PC

 

Starfield, o primeiro novo universo da Bethesda Game Studios, criadores de The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout 4, em mais de 25 anos, foi lançado mundialmente no último dia 6 de setembro no Xbox Series X|S e PC. O jogo também está disponível para assinantes do serviço Xbox Game Pass. 

A convite da Bethesda jogamos a versão de PC de Starfield. Vale pontuar que Starfield era um dos jogos mais aguardados dos últimos anos. O game causou um verdadeiro hype na comunidade gamer quando foi anunciado por Todd Howard no longínquo 2018 e depois de 5 anos ele finalmente chegou. 

Já de cara posso adiantar que o jogo é fantástico, muito imersivo e realmente gigantesco. A trilha sonora é magnífica, nos colocando como verdadeiros exploradores espaciais e nos fazendo sentir como próprios.  

 

 

- Publicidade -

Nos computadores, o jogo está rodando a 60 quadros por segundo, apesar de bem otimizado, é necessária uma máquina parruda para manter os 60 fps isso em 1080p.  

Neste quesito quadros por segundo, apenas os jogadores de PC podem usufruir dos 60 fps, pois na versão de Xbox o jogo está limitado a 30 quadros por segundo. Esta questão dos “obsoletos” 30 quadros por segundo nos consoles causou muita crítica, e com razão, pois há muitos anos já nos acostumamos com jogos a 60 quadros por segundo, então realmente é uma coisa difícil de aceitar, apesar do jogo estar muito bem otimizado nos 30 fps dos consoles, vale ressaltar. Mesmo assim, um jogo como este merece rodar a 60 quadros por segundo. Se puder, e tiver equipamento para isso, opte pela versão de PC. 

Passado a parte dos “polêmicos” 30 quadros por segundo, é hora da gente falar do que Starfield oferece de melhor ao jogador – a amplitude de escolhas. 

Neste RPG ambientado entre as estrelas, o jogador pode criar qualquer personagem que desejar e explorar com liberdade incomparável enquanto embarca em uma jornada para responder ao maior mistério da humanidade.  

- Publicidade -

Os gráficos são muito bonitos, com ótima iluminação e texturas, o que realmente aumenta demais a imersão dentro dos planetas e no vasto espaço sideral. É sem dúvida o jogo com o melhor gráfico da Bethesda até hoje, apesar das expressões faciais ainda sofrerem do efeito “robô”, onde parecemos que estamos falando com um boneco inanimado e não um NPC que deveria nos passar mais verossimilhança com a realidade. 

Não sei é uma impressão minha, mas para mim todos os gráficos de jogos da Bethesda são muito parecidos e parecem reciclados de outros jogos. A exploração de partes internas de estações e laboratórios, para mim é idêntica a Fallout, Pray e outros jogos da Bethesda.  

 

 

A história de Starfield ocorre em 2320, em uma região remota na Via Láctea conhecida como Sistemas Colonizados, abrangendo mais de 100 sistemas estelares e 1000 planetas.

Os jogadores são um dos exploradores especiais do grupo de aventureiros conhecidos como Constelação, que busca encontrar artefatos misteriosos durante a guerra de território, travada entre a United Colonies e Freestar Collective, dois grupos militares que lutam pelo controle dos Sistemas Colonizados. 

Uma questão que jogadores podem estranhar é que apesar do tamanho imenso do jogo, das várias camadas de missões e da liberdade de customização, o game não permite a exploração manual dos mais de mil planetas. Vou explicar melhor. Quando foi anunciado, e em todos os trailers, sempre nos foi passada a questão da liberdade e da exploração espacial. 

O que não foi falado, e vimos com o game em mãos, é que o jogador não tem liberdade em decolar ou pousar a própria nave manualmente, com vemos em No Man’s Sky, por exemplo.
Também não podemos fazer saltos do hiperespaço manualmente. Tudo é feito por menus e de forma automática, como um fast travel

O jogo conta com menus e legendas localizadas em português do Brasil, o que é fundamental e extremamente importante em um jogo com estas camadas de profundidade. O áudio não conta com localização em nossa língua natal, mas como as legendas e menus estão bem traduzidos, não há grandes prejuízos na imersão.

Confira a gameplay que preparamos da primeira hora de Starfield no PC:

Starfield está disponível para Xbox Series X|S e PC. O jogo também está disponível para assinantes do serviço Xbox Game Pass.

*Jogo enviado gratuitamente pela Bethesda para a nossa análise.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress