Nesta quinta-feira, dia 25 de maio, é celebrado o Dia do Orgulho Nerd. Antes muito usada de forma negativa, a palavra nerd costuma ser utilizada para descrever pessoas estudiosas ou inteligentes, mas sem muitas habilidades sociais. Porém, com o passar dos anos, o termo acabou formando uma comunidade de pessoas que também são apaixonadas por tecnologia, ficção científica, super-heróis, quadrinhos, games e tudo que envolve a cultura pop.
O principal motivo da data escolhida para celebrar esse estilo de vida é um dos grandes símbolos do que é ser nerd: O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma série de cinco livros escrita por Douglas Adams. Duas semanas após a morte do autor, em 2001, diversos fãs decidiram fazer uma homenagem saindo às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila. Assim, o dia 25 de maio ficou conhecido como Dia da Toalha, como referência ao objeto que, na obra, é considerado fundamental para qualquer mochileiro espacial.
A data se concretizou como a celebração do orgulho nerd por também marcar a estreia de Star Wars: Episódio IV Uma Nova Esperança, em 1977, que iniciava uma grande franquia que é uma das outras principais referências dessa cultura.
LEIA TAMBÉM
The Flash: Diretor revela participação bombástica no filme
Netflix anuncia nova cobrança para quem divide conta
COMUNIDADE NERD
Ao longo dos anos, a palavra “nerd” sempre foi associada aos alunos mais inteligentes da turma, mas que também eram considerados os mais “esquisitões”, por terem uma personalidade introvertida, preferindo ficar isolados lendo suas HQs ou jogando videogame. No Brasil, antes da expressão em inglês se popularizar, era comum relacionar essas características ao termo “CDF”, que são as iniciais de “Cabeça de Ferro”.
Essa raiz estereotipada dos anos 60 foi muito retratada nos cinemas, com personagens que eram sempre alvo de bullying nas escolas. Como exemplo temos o pai de Marty McFly, em “De Volta para o Futuro”, e até o Severus Snape, em “Harry Potter”. Mas, conforme a comunidade aumentou, novas referências surgiram, que hoje fazem com que ser nerd seja algo muito mais descolado.
A série “The Big Bang Theory” foi uma das responsáveis por ressignificar essa imagem, mostrando um grupo de amigos que são físicos e se identificam com elementos da cultura pop, mas com um carisma que conquistou um grande público por anos. Além deles, também podemos citar o Peter Parker dos cinemas, Hermione (Harry Potter), Rory (Gilmore Girls), Abed Nadir (Community) e muitos outros.
DIFERENÇA ENTRE GEEK E NERD
Além do Dia da Toalha, outro sinônimo para o dia 25 de maio é o Dia do Orgulho Geek. Apesar de serem termos diferentes, “geek” e “nerd” costumam estar associados ao mesmo universo.
O primeiro surgiu no século 19, a partir de “geck”, uma palavra de origem alemã que significa “bobo”. Já “nerd”, apareceu a partir da década de 60, e pode ter sido originada na gíria em inglês “nert”, que quer dizer “louco”. Mas, nos dicionários de língua inglesa, o significado acaba sendo o mesmo: pessoas tímidas e inteligentes que se interessam por computadores e pesquisam sobre assuntos que gostam.
Porém, no âmbito popular, as duas comunidades podem ter algumas divergências. O engenheiro de software Burr Settles chegou a estudar 2,6 milhões de tweets, em 2013, para analisar quais palavras são mais associadas a cada termo. A conclusão foi que “nerd” é mais relacionado aos estudos, enquanto “geek” está mais ligado à cultura pop. De qualquer forma, não há uma definição certa para classificar cada tribo, em que uma normalmente costuma estar ligada à outra.
LEIA MAIS