Dia 13 de agosto é o Dia da Irmã Dulce, a primeira santa brasileira foi canonizada pelo Papa Francisco nesta data, em 2019. Seu trabalho sempre foi voltado ao cuidado de crianças, idosos e pessoas carentes, por isso recebeu a alcunha de “Santa Dulce dos Pobres”.
Quem foi Irmã Dulce?
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Ponte nasceu em Salvador (BA), no dia 26 de maio de 1914. Sua infância foi marcada pela perda da mãe, aos seis anos, que obrigou que a garota assumisse a responsabilidade de ajudar a criar seus quatro irmãos. Por causa disso, logo aos 16 anos, ela já era referência de caridade em sua comunidade.
Aos 19 anos, a garota se formou na Ordem Terceira Franciscana, em 1933. Como freira, adotou o nome Dulce, em homenagem a sua mãe. Depois de uma vida dedicada à religião e à caridade, ela morreu em 3 de março de 1992, aos 77 anos.
Quais foram os milagres da “Mãe dos Pobres”?
O Vaticano considerou dois atos de Irmã Dulce como milagres. O primeiro aconteceu em 2001, quando a Santa curou Cláudia Cristina dos Santos, reconhecido pela Igreja Católica em 2010. A mulher estava com uma hemorragia durante o trabalho de parto e foi curada ao receber a visita de um padre que era devoto de Irmã Dulce.
O segundo milagre aconteceu em 2014 e foi reconhecido em 2019. O músico José Maurício Moreira ficou 14 anos sem enxergar, depois que pediu à Santa para aliviar as dores nos olhos, sua visão voltou.
Orações à “Mãe dos Pobres”
A Santa tem duas orações para sua devoção. Confira:
Oração à Santa Dulce dos Pobres
“Senhor nosso Deus, lembrados de vossa filha, a santa Dulce dos Pobres, cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos, particularmente os pobres e excluídos, nós vos pedimos: dai-nos idêntico amor pelos necessitados; renovai nossa fé e nossa esperança e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha, viver como irmãos, buscando diariamente a santidade, para sermos autênticos discípulos missionários de vosso filho Jesus. Amém.”
Bem-aventurada Dulce
“Ó Senhor, nosso salvador, que dispusestes as graças necessárias para a nossa salvação, por meio da sua Igreja, fazei com que nós, seguindo os passos da bem-aventurada Dulce, por meio da confiança plena no Vosso amor, possamos superar as dificuldades da vida com serenidade, não deixando que o desespero tome conta do nosso coração.
Senhor, nosso Salvador, aumenta a nossa esperança nas Vossas promessas de vida plena, para que, confiando no Vosso amor, possamos transformar, por meio da fé, como a bem-aventurada Dulce, o impossível para nós em possível para Vós. Amém.”
LEIA TAMBÉM
Quantos anos tem Shawn Mendes?