12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

Rita Lee, autora: veja os livros escritos pela cantora

Além de deixar sua marca no meio musical, a artista também colecionou grandes obras literárias

Conhecida como a Rainha do Rock brasileiro, Rita Lee faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos de idade. Além de carregar um título de peso na história da música nacional, a cantora também se aventurou pelo universo literário ao longo de sua carreira. Entre suas publicações, Rita colecionou desde as tradicionais autobiografias até livros dedicados ao público infantil.

Confira as obras literárias publicadas por Rita Lee:  

Dr. Alex (1986 a 1992): 

A primeira experiência da cantora na Literatura foi com a série de livros Dr. Alex, publicados entre 1986 e 1992. Na obra, Rita contou a história de um cientista alemão defensor da causa animal, assim como ela, que se transforma em um ratinho para se livrar de um grupo de vilões que não respeita os bichos nem o meio ambiente. A coletânea contou com os títulos Dr. Alex (1986), Dr. Alex e os Reis de Angra (1988), Dr. Alex na Amazônia (1990) e Dr. Alex e o Oráculo de Quartz (1992). 

 

- Publicidade -

Rita Lírica (1996) 

Em 1996, Rita publicou a obra Rita Lírica, que reúne 123 canções escritas pela cantora, além de fotografias de momentos marcantes de sua carreira.   

  

- Publicidade -

 

VEJA TAMBÉM 

Famosos lamentam morte de Rita Lee 

Rita Lee na televisão: relembre os programas que a Rainha do Rock comandou

 

Storynhas (2013)  

O livro Storynhas foi o encontro entre duas grandes artistas: mini-histórias sobre a vida de Rita ilustradas pela cartunista Laerte, a união da imaginação de uma com o traço da outra. Publicada em 2013, a obra é marcada por um tom divertido, além de dar abertura ao pensamento anárquico, filosófico e deslumbrante da cantora.  

Rita Lee: uma autobiografia (2016) 

Um dos livros mais conhecidos da cantora, Rita Lee: Uma autobiografia conta com relatos honestos sobre a sua carreira e vida pessoal. A obra percorre a infância e os primeiros os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias da vida da Rainha do Rock.  

Dropz (2017) 

Entre as obras fictícias da artista, Dropz, de 2017, possui 61 contos, todos com ilustrações feitas pela própria Rita. Nas palavras de Guilherme Samora, jornalista e estudioso da vida da cantora, o livro é “Múltiplo como um pacote de drops. Bem sortido. Para todos os gostos. Ora melado, ora azedinho, ora misterioso. Mas sempre delicioso. E quem te conhece, não se esquece: o dropz da Rita é com Z”. 

FavoRita (2018)  

Além de obras narrativas, Rita lançou outras produções que eternizaram seus registros fotográficos. Em 2018, ela publicou favoRita, que, além de reunir fotos raras e inéditas de sua carreira, conta com um dossiê sobre a perseguição que sofreu na época da ditadura, figurinos dos seus shows e depoimentos de outras personalidades e artistas. 

 

Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz (2019) 

Outro livro da cantora voltado para o público infantil foi o Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz. Nele, é contada a história da ursa Rowena, que se chamava Marsha e veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. A artista se torna personagem de sua própria narrativa, como a vovó Ritinha, grande protetora dos animais. Além de abordar temas como geografia e biologia, a obra também tem um espaço interativo, para as crianças escreverem e desenharem. 

Rita Lee: outra autobiografia (2023)   

A última obra publicada por Rita Lee em vida foi, como o próprio nome diz, uma outra autobiografia. Em um novo contexto, o livro traz relatos mais desafiadores sobre o seu dia a dia, com a cantora já tendo sido diagnosticada com câncer no pulmão, enquanto o mundo passava por uma pandemia. No livro, ela não poupa detalhes sobre o seu tratamento, com a sua conhecida escrita sincera, com traços de ironia, sutileza e amor.

 

LEIA MAIS 

Pai de Messi nega acerto do filho com clube da Arábia Saudita
 

*Sob supervisão de Marcos Andrade

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress