Uma história semelhante ao caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr. já tinha sido contada nos quadrinhos. Neste domingo (21), em uma partida contra o Valencia, o atacante brasileiro do Real Madrid foi vítima de insultos racistas por parte da torcida adversária, que o chamou de “macaco”. Curiosamente, uma história parecida foi contada pela Marvel, com o super-herói Mancha Solar.
Natural do Rio de Janeiro e torcedor do Botafogo, o jovem Roberto da Costa é filho de Emmanuel da Costa, um rico empresário brasileiro, e de Nina, uma arqueóloga americana. Ele foi criado em 1982 por Chris Claremont e Bob Mcleod, aparecendo pela primeira vez na “Marvel Graphic Novel 4: New Mutants”. O seu principal poder é o de absorver energia solar e convertê-la em força, podendo até disparar raios.
Além de ambos serem jovens negros e jogadores de futebol, a semelhança do mutante com Vini Jr. também pode ser vista na primeira manifestação dos seus poderes. Durante uma partida, após sofrer racismo, com agressões físicas e verbais dos adversários, o corpo de Roberto foi envolvido por chamas negras e seus olhos se iluminaram. A ativação do super-herói acabou espantando os times e o público do local.
LEIA TAMBÉM
Vini Jr.: Ancelotti pensou em tirar time do jogo após ataques
Racismo com Vini Jr.: Sete pessoas são presas, informa polícia
Esse paralelo entre as duas histórias foi resgatado pelo portal @SiteJamesons no Twitter. Apesar do caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro do Real Madrid ter ocorrido 41 anos depois do lançamento da HQ, a realidade nessas quatro décadas não mudou muito.
EQUIPE DOS NOVOS MUTANTES
O episódio em que Roberto se revela pela primeira vez como Mancha Solar foi o que chamou a atenção de Donald Pierce, membro do “Clube do Inferno”, um grupo criminoso que usava os mutantes como seus agentes. Ele enviou mercenários para sequestrar a namorada do jogador, Juliana Sandoval, usando-a como isca para atraí-lo para uma emboscada.
No confronto, Roberto foi salvo pelas jovens mutantes Karma e Miragem, porém sua namorada acabou morrendo tentando protegê-lo de um disparo. Assim, os três super-heróis decidiram perseguir Pierce em busca de vingança, se juntando com Lupina e Míssil ao longo dessa trajetória.
O grupo acabou chamando a atenção do professor Charles Xavier, que se ofereceu para treinar os cinco jovens. Assim, foi formada a primeira equipe dos Novos Mutantes.
MANCHA SOLAR NOS CINEMAS
Além dos quadrinhos, Mancha Solar também já foi parar nas telas de cinema. O herói fez uma aparição em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, interpretado por Adan Canto. No filme, ele é um dos mutantes que sobrevive diante do futuro catastrófico causado pelos Robôs Sentinelas.
Mais recentemente, ele também foi retratado no filme “Novos Mutantes”, de 2020, pelo ator Henry Zaga. Porém, a escolha foi criticada pelo público, por causa do chamado whitewashing (lavagem branca), que acontece quando atores brancos são escalados para interpretar personagens de outras etnias.
LEIA MAIS