20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

Vini Jr. e Marvel: conheça a relação do jogador com super-herói

Atacante do Real Madrid foi vítima de ataques racistas em uma partida contra o Valencia, situação semelhante à vivida por personagem de quadrinho

Uma história semelhante ao caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr. já tinha sido contada nos quadrinhos. Neste domingo (21), em uma partida contra o Valencia, o atacante brasileiro do Real Madrid foi vítima de insultos racistas por parte da torcida adversária, que o chamou de “macaco”. Curiosamente, uma história parecida foi contada pela Marvel, com o super-herói Mancha Solar. 

Natural do Rio de Janeiro e torcedor do Botafogo, o jovem Roberto da Costa é filho de Emmanuel da Costa, um rico empresário brasileiro, e de Nina, uma arqueóloga americana. Ele foi criado em 1982 por Chris Claremont e Bob Mcleod, aparecendo pela primeira vez na “Marvel Graphic Novel 4: New Mutants”. O seu principal poder é o de absorver energia solar e convertê-la em força, podendo até disparar raios. 

Além de ambos serem jovens negros e jogadores de futebol, a semelhança do mutante com Vini Jr. também pode ser vista na primeira manifestação dos seus poderes. Durante uma partida, após sofrer racismo, com agressões físicas e verbais dos adversários, o corpo de Roberto foi envolvido por chamas negras e seus olhos se iluminaram. A ativação do super-herói acabou espantando os times e o público do local.  

 

 

LEIA TAMBÉM 

Vini Jr.: Ancelotti pensou em tirar time do jogo após ataques 

Racismo com Vini Jr.: Sete pessoas são presas, informa polícia 

- Publicidade -

 


Esse paralelo entre as duas histórias foi resgatado pelo portal @SiteJamesons no Twitter. Apesar do caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro do Real Madrid ter ocorrido 41 anos depois do lançamento da HQ, a realidade nessas quatro décadas não mudou muito. 

EQUIPE DOS NOVOS MUTANTES

O episódio em que Roberto se revela pela primeira vez como Mancha Solar foi o que chamou a atenção de Donald Pierce, membro do “Clube do Inferno”, um grupo criminoso que usava os mutantes como seus agentes. Ele enviou mercenários para sequestrar a namorada do jogador, Juliana Sandoval, usando-a como isca para atraí-lo para uma emboscada.

- Publicidade -

No confronto, Roberto foi salvo pelas jovens mutantes Karma e Miragem, porém sua namorada acabou morrendo tentando protegê-lo de um disparo. Assim, os três super-heróis decidiram perseguir Pierce em busca de vingança, se juntando com Lupina e Míssil ao longo dessa trajetória.

O grupo acabou chamando a atenção do professor Charles Xavier, que se ofereceu para treinar os cinco jovens. Assim, foi formada a primeira equipe dos Novos Mutantes. 

MANCHA SOLAR NOS CINEMAS

Além dos quadrinhos, Mancha Solar também já foi parar nas telas de cinema. O herói fez uma aparição em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, interpretado por Adan Canto. No filme, ele é um dos mutantes que sobrevive diante do futuro catastrófico causado pelos Robôs Sentinelas.

Mais recentemente, ele também foi retratado no filme “Novos Mutantes”, de 2020, pelo ator Henry Zaga. Porém, a escolha foi criticada pelo público, por causa do chamado whitewashing (lavagem branca), que acontece quando atores brancos são escalados para interpretar personagens de outras etnias.

 

LEIA MAIS 

Netflix anuncia nova cobrança para quem divide conta

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress