Nesta quinta-feira (8), é celebrado o Corpus Christi, data associada ao catolicismo. A data, que celebra a Eucaristia ou comunhão, quando a hóstia recebida durante a missa simboliza o corpo de Jesus Cristo, acontece 60 dias depois da Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo.
O dia de Corpus Christi não é um feriado nacional, mas em grande parte das cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), a data é feriado por lei municipal.
Alguns setores aderem à folga, como em bancos. Por isso, não haverá atendimento presencial em agências e pagamentos com vencimento em 8 de junho serão aceitos na sexta-feira (9).
No serviço público federal, será considerado o ponto facultativo nos dias 8 e 9 de junho. Assim, funcionários públicos federais poderão ter quatro dias de folga.
LEIA TAMBÉM
MITA Festival: evento tem altos e baixos no Anhangabaú (SP)
Presença de Shakira no Grande Prêmio da Espanha impulsiona rumores de romance com Lewis Hamilton
Nas cidades que a data não é considerada feriado, os trabalhadores e empresas privadas podem negociar se a quinta e a sexta-feira serão ou não dias de folga. Se a cidade adota o feriado de Corpus Christi em lei, a norma é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso os funcionários sejam convocados, deverão receber o dobro do normal pelo feriado de trabalho.
LEIA MAIS
Bia Haddad é a primeira brasileira nas quartas de final de Roland Garros