Há alguns dias, o surgimento de uma ferida na boca do participante Eliezer se tornou um dos assuntos mais comentados sobre o BBB. Fãs do reality show questionaram se o participante não estaria com herpes labial.
O que causou ainda mais dúvida é se após o beijo entre o participante e a sister Natalia, na madrugada desta quinta-feira (10), o brother pode ter transmitido o vírus. Depois do beijo entre os dois, eles emendaram ainda um beijo triplo com Maria.
Para entender se Natália e Maria podem ter se contaminado, o acidade on procurou um especialista que esclareceu todas as dúvidas sobre o vírus causador da herpes labial.
De acordo com a dermatologista Vanessa Barcellos, a herpes é uma infecção viral comum que geralmente é adquirida na infância. Algumas pessoas acabam tendo a doença ao longo da vida, geralmente por queda de resistência.
Segundo a especialista é possível que Eliezer tenha transmitido o vírus para as colegas de confinamento através do beijo. Confira a entrevista:
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA HERPES?
O mais comum é a baixa resistência. O sol também pode ser responsável pela ativação do vírus. No verão, há um aumento dos casos. Por isso a importância também de passar filtro solar nos lábios.
A HERPES PODE SER TRANSMITIDA PELO BEIJO?
A transmissão acontece por vários fatores, principalmente pelo beijo ou por relação sexual. É possível também através de vias aéreas, pelo contato com a ferida, o uso da mesma toalha, entre outras questões de higiene que são fatores para a transmissão.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE HERPES?
Os principais sintomas são a ardência e coceira na região. Em cima da pele inchada e vermelha, aparecem bolhinhas que são as vesículas que contêm o vírus.
COMO SE PREVENIR DO VÍRUS?
Não beijar a boca de ninguém que tem essas lesões é a principal recomendação. Quando a ferida some da boca, significa que não há mais transmissão do vírus.
Para o tratamento, é recomendado um antiviral, pomada cicatrizante e em uma semana ou até dez dias já está totalmente cicatrizado.
A HERPES TEM CURA?
A herpes não tem cura, existe o tratamento e cuidados de higiene para a prevenção, por isso é importante tomar o devido cuidado.
*Com supervisão de Luciana Félix