20 de maio de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Políticos e atletas de futebol repercutem a morte de Pelé

Rei do futebol morreu nesta quinta-feira após lutar contra o câncer de colón; o velório vai acontecer na Vila Belmiro, em Santos (SP)

 

Pelé faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo, em decorrência de um câncer de colón. Considerado o maior jogador de todos os tempos, diversas personalidades se manifestaram após o anúncio de seu falecimento. Mbappé, Neymar e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) prestaram homenagens.

O rei do futebol estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. Familiares se reuniram para passar o Natal com Pelé. 

No meio político, as autoridades dos três poderes prestaram homenagens a Pelé, já que ele ficou marcado como o primeiro ministro do Esporte no país, entre 1995 a1999, no primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.  

Ainda na política, o nome do rei ficou marcado na História após a Lei Pelé, aprovada em 1998. O texto mudou as regras sobre o passe dos jogadores, determinou que os clubes de futebol fossem transformados em empresas e estendeu os direitos do consumidor ao público de eventos esportivos, entre outros.  

 

VEJA TAMBÉM 
Pelé será velado na Vila Belmiro, em Santos (SP) 

Câncer de Cólon: conheça a doença que causou a morte de Pelé 

- Publicidade -

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin escreveu: “Triste notícia o falecimento do nosso rei Pelé. Meu time no santos futebol clube, o peixe teve o maior ataque de todos os tempos. Nosso carinho, nossas orações ao querido Pelé, campeão do mundo na copa de 58, 62, 70, um atleta completo, nosso carinho, sentimentos, orações e sentimentos a familiares e fãs.”  

Já o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD) afirmou que Pelé foi o jogador mais magistral que o mundo já viu. “O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz. Neste momento de tristeza, o que conforta, entre tantos exemplos deixados por Edson Arantes do Nascimento, é ter a certeza do encantamento proporcionado pelo mineiro de Três Corações, que tornou o futebol algo mágico para todos os fãs do esporte. Meus sentimentos aos familiares, aos milhares de admiradores e aos amigos do Rei Pelé.”  

O presidente da Câmara Arthur Lira (PP), também homenageou o rei. “O Brasil e o mundo lamentam a morte do nosso eterno Camisa 10, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo. O rei do futebol para todo o mundo. O homem Pelé nos deixa. O eterno Pelé viverá para sempre.”

NO ESPORTE

No esporte, diversos jogadores de futebol publicaram através de suas redes sociais mensagens para Pelé. O narrador Galvão Bueno, amigo de Pelé, escreveu: “Meu amigo Édson se foi!! Que tristeza! Mas Pelé, não! Pelé é eterno!! Rei Pelé!! Primeiro e único!!”. 

- Publicidade -

Neymar, que também jogou no Santos, assim como o rei Pelé se despediu através de seu Instagram. “Antes de Pelé, ’10’ era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte”.   

Já o francês Mbappé que tinha uma relação especial com o rei, sempre o idolatrava em entrevistas, afirmou que Pelé “nunca será esquecido”. O atual campeão mundial, o argentino Lionel Messi, também publicou uma foto com o rei do futebol e escreveu: “Descanse em Paz”.  

Cristiano Ronaldo também usou seu Instagram para se despedir de Pelé. 

“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”.  

O perfil oficial da CBF colocou o escudo da confederação em preto e branco. O Santos Futebol Clube também publicou uma imagem, com a coroa de rei com a legenda: “Eterno”.
 

 

LEIA MAIS 
Morre Pelé aos 82 anos em São Paulo

- Publicidade -
plugins premium WordPress