Dirigido por Christopher Nolan, o filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” apresenta o ator Christian Bale no papel do super-herói. Mas, quem acabou roubando a cena do longa, e ficou marcado na história, foi o vilão Coringa, interpretado por Heath Ledger, que morreu em 2008.
Inclusive, foi sua atuação que rendeu um dos dois Oscars que o filme levou, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Como a premiação ocorreu após a morte de Ledger, ele foi homenageado de forma póstuma. A segunda estatueta de ouro da produção foi em Melhor Edição de Som.
Apesar de não ter concorrido na categoria principal de Melhor Filme, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” contribuiu para mudar a visão em torno das histórias de super-herói dentro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Antes, filmes do gênero, ou blockbusters de forma geral, não tinham muito espaço na principal premiação do cinema.
LEIA TAMBÉM
Greve em Hollywood: séries e filmes serão prejudicados?
Emmy 2023: confira a lista completa de indicados
Ainda assim, em 2009, o longa de Christopher Nolan apareceu em oito categorias do Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Edição de Som e Melhor Ator Coadjuvante.
Anos depois, filmes como “Vingadores: Ultimato”, “Pantera Negra” e até mesmo o “Batman” mais recente, com Robert Pattinson, chegaram a disputar a premiação.
Em entrevista ao Deadline, no início deste ano, o renomado diretor Steven Spielberg comentou que essa inclusão de filmes mais populares é ótima, porém deveria ter acontecido já em 2009, quando “Batman: O Cavaleiro das Trevas” concorreu ao Oscar mas ficou de fora da categoria de Melhor Filme.
“Estou realmente encorajado por Avatar: O Caminho dÁgua e Top Gun: Maverick serem indicados a Melhor Filme. Este momento chegou tarde para o filme que deveria ter sido indicado há alguns anos, que é O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Esse filme definitivamente teria recebido uma indicação de Melhor Filme hoje, então ter esses dois blockbusters solidamente apresentados na lista dos 10 melhores é algo que todos nós deveríamos estar comemorando”, disse o cineasta.
LEIA MAIS
Saul Klein é condenado a pagar R$ 30 milhões por exploração sexual