Amor livre, relacionamento aberto, trisal e poliamor são categorias de não-monogamia que proporcionam liberdade aos parceiros para terem relacionamentos românticos e sexuais com outras pessoas de forma transparente e sem compromisso. A terapeuta, psicóloga e sexóloga Tammy Nelson explicou em entrevista ao Estadão que a monogamia aberta envolve uma relação “primária”, “comprometida” ou “essencial”, com um acordo flexível e fluído. No entanto, ela observou que a configuração mais comum é a monogamia aberta, em vez de um arranjo “livre para todos” e sem limites de parceiros. No final das contas, o que importa é a decisão do casal.
Um exemplo famoso de relacionamento aberto é o casal hollywoodiano Will e Jada Smith, que estão juntos desde 1997. Eles já admitiram em várias ocasiões que têm um relacionamento aberto. Will Smith disse em entrevista à GQ que a liberdade e o apoio incondicional que eles dão um ao outro são a expressão máxima de amor para manter o casamento. A filha do casal, Willow Smith, também já revelou que pratica o trisal e as relações abertas.
A atriz Fernanda Nobre e o diretor José Roberto Jardim estão juntos há quase dez anos. Em entrevista à revista Glamour, Fernanda revelou que o casal optou por mudar a dinâmica da relação que antes era monogâmica. Segundo ela, viver dessa forma foi a melhor escolha, pois não há jogos, meias-palavras ou fingimentos. Ela enfatizou que não se considera mais feliz ou liberal do que uma pessoa monogâmica, mas estão em busca de uma vida sem hipocrisia.
Caio Blat e Luisa Arraes estão juntos há cinco anos e vivem no mesmo prédio, porém em apartamentos separados. Eles afirmaram que a posse não existe em seu relacionamento e que é natural que o outro tenha outros desejos, podendo ou não colocá-los em prática. A atriz compartilhou isso em entrevista ao jornal O Globo.
LEIA TAMBÉM
Dia dos Namorados: Conheça os casais mais queridos do Brasil
Gkay é criticada após anunciar cotas raciais em Farofa
A participante do BBB deste ano, a cantora Aline Wirley, casada com o ator Igor Rickli, também chamou atenção para o tema, pois muitos não sabiam que o casal, junto desde 2010 e pais de um menino, não tem um casamento fechado. Em uma postagem no Instagram, o ator destacou que eles celebram a diversidade como algo divino e veem o sexo sob a perspectiva da saúde, não apenas do erótico. A bissexualidade deles potencializa a relação, e eles se curam mutuamente em sua dualidade.
Mariana Lima e Enrique Diaz, casados há mais de vinte anos, também adotam um relacionamento livre. Para eles, essa decisão veio como uma forma de continuarem juntos e terem mais espaço. Morando em duas casas há dois anos, a atriz explicou em entrevista para O Globo que o relacionamento é marcado por um amor profundo, tanto no âmbito profissional quanto sexual. Ela já se apaixonou por outras pessoas durante viagens a trabalho, mas sempre teve certeza de que nada substituiria o que tinha com o marido. A atriz também destacou a necessidade de ter tempo sozinha, sem o marido e as filhas.
Aline Borges, destaque na novela Pantanal, revelou que seu casamento com o ator Alex Nader não é fechado. Em entrevista ao jornal Extra, ela descreveu seu relacionamento como muito livre e baseado no respeito ao espaço e às escolhas um do outro. Para ela, o casamento convencional no qual ela cresceu acreditando não fazia sentido. Aline se referiu aos casamentos monogâmicos como frequentemente hipócritas.
LEIA MAIS
Corpo de mulher desaparecida em 2014 é encontrado entre paredes