O ator David McCallum morreu na manhã desta segunda-feira (25), aos 90 anos de idade. De acordo com a People Magazine, ele faleceu de causas naturais e estava cercado por sua família no New York Presbyterian Hospital.
Mais conhecido como o médico Ducky pelos fãs de NCIS, McCallum nasceu em Glasgow, na Escócia, em 19 de setembro de 1933. Ele estudou na prestigiada Royal Academy of Music para seguir o sonho de ser ator.
Relembre momentos marcantes da carreira de David McCallum:
INÍCIO NAS RADIONOVELAS
David McCallum teve a carreira iniciada nas radionovelas. Após concluir os estudos na Royal Academy of Music, em 1946 ele entrou na Actors’ Equity, onde começou a trabalhar na BBC Radio. No mesmo ano, estreou na “Whom the Gods Love, Die Young”, e depois emprestou a voz para produções como “Amadeus” e “Julius Caesar”.
LEIA TAMBÉM
Quais famosos se separaram em setembro?
Quanto custa a camisa importada usada por Luciano Huck no “Domingão”?
CARREIRA NO CINEMA
Após a passagem pelo rádio, o ator começou no cinema britânico no final dos anos 1950, em que estrelou “Na Rota do Inferno”. Em 1960, McCallum foi para Hollywood, onde participou de filmes de sucesso como “Freud – Além da Alma” (1963), de John Huston, e “Fugindo do Inferno” (1963), estrelado por Steve McQueen.
Neste segundo, ele ganhou destaque ao interpretar o líder de uma das equipes responsáveis por arquitetar o plano dos personagens de fugir de um campo de concentração nazista. Seu nome ficou ainda mais em alta após interpretar Judas no épico sobre Jesus Cristo, “A Maior História de Todos os Tempos” (1964), de George Stevens.
O AGENTE DA U.N.C.L.E.
Mas o grande destaque da carreira de David McCallum veio com a série “O Agente da U.N.C.L.E.” (The Man From U.N.C.L.E.), que foi ao ar entre 1964 e 1968, em que interpretou o espião russo-americano Illya Kuryakin. Na época, o programa inspirado nos filmes do 007 virou um fenômeno cultural, transformando o ator britânico em uma celebridade internacional.
O sucesso foi tanto que ele chegou a viver o personagem em outras produções: “A Espiã de Calcinhas de Renda” (1966), estrelada por Doris Day; a sitcom “Please Don’t Eat the Daisies” (1965-1967); e o telefilme “A Volta do Agente da U.N.C.L.E.” (1983).
NCIS
Após passar décadas aparecendo em diversas produções para a televisão, no início dos anos 2000 David McCallum voltou a ganhar destaque com um dos personagens mais marcantes de sua carreira em “NCIS”. Para viver o médico Ducky Mallard, o ator aprendeu a realizar autópsias reais e frequentou convenções para médicos legistas.
A série teve 20 temporadas, o que equivale a mais de 450 episódios, em que o personagem do ator britânico é o único que permaneceu como parte do elenco fixo por todos os anos.
“Por mais de 20 anos, David McCallum conquistou o público ao redor do mundo interpretando o sábio, peculiar e, às vezes, enigmático Dr. Donald ‘Ducky’ Mallard. Ele era um estudioso e um cavalheiro, sempre cortês, um profissional consumado e nunca deixava passar a chance de uma piada”, declararam os produtores executivos de “NCIS”, Steven D. Binder e David North.
LEIA MAIS
Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais cinco réus pelo 8 de janeiro