Na segunda fase de “Renascer”, a atriz Gabriela Medeiros interpreta Buba, uma mulher trans que vive um romance com José Venâncio (Rodrigo Simas). Na versão original da trama, a personagem era uma pessoa intersexo, que ganhou vida através da atuação de Maria Luisa Mendonça, uma mulher cisgênero.
No remake, o Buba promete explorar questões de identidade de gênero e trazer mais visibilidade para a transexualidade. Inclusive, a própria atriz responsável pela personagem é uma mulher trans. Ainda que tenha estreado na TV na série “Vicky e Musa” do Globoplay, foi apenas em “Renascer”, que Gabriela teve uma grande oportunidade para mostrar seu trabalho.
LEIA TAMBÉM
Milton Cunha foi carnavalesco de quais escolas?
Antes e depois de Gabriela Medeiros
Pouco antes da estreia de “Renascer”, Medeiros postou um texto sobre o que ela falaria para o seu eu de antes. Além disso, a atriz também publicou uma foto de como ela era antes de passar pelo processo de adequação de gênero. Confira:
“Se eu pudesse abraçar essa criança ai da foto eu diria a ela que: você não nasceu no corpo errado, que seu jeitinho de ser é especial, que o seu olhar para o mundo é único, que a sua sensibilidade não é sinal de fraqueza.. diria também para essa criança não chorar mais quando cortarem seu cabelo, que uma hora ele irá crescer; diria para não retrair o corpo por ter vergonha de ser quem é.
Curar sua criança Interior potencializa o seu eu adulto, o que vivemos na infância impacta toda a nossa vida e é importante curarmos as feridas que foram abertas naquela fase. Crescer, converter-nos em adultos, não é unicamente acumular anos, ver uma ruga no nosso rosto ou acumular bens materiais. Crescer é saber amadurecer com o tempo conservando tudo de bom de cada etapa vivida, de cada ciclo da nossa existência.
Eu amo essa criança, pois ela soube sobreviver a seu modo; sem permitir com que as pessoas ao seu redor a podassem de ser quem ela é. Como eu sempre dizia: ‘quando eu crescer irei me tornar uma borboleta'”, postou Gabriela.
LEIA MAIS