O relato de uma estudante que “ganhou” R$ 5 mil do governo por fazer uma prova viralizou no TikTok. A premiação, não muito conhecida por alguns estudantes, realmente existe e se chama “Talento Universitário”, financiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Essa iniciativa começou em 2019, como uma forma de reconhecer o desempenho dos estudantes “com destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas”, segundo a CAPES. Desde então, ela ocorre anualmente, sendo aplicada em todo o país.
LEIA TAMBÉM
Biólogo utiliza obras da cultura pop na divulgação científica
Unicamp prorroga prazo de inscrição no Vestibular até 6/9
A edição de 2023 já foi realizada e, de acordo com o edital, podem participar do “Talento Universitário” aqueles que atenderem aos seguintes critérios:
– Ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 2021;
– Ser um estudante brasileiro que ingressou no Ensino Superior e efetuou a matrícula durante o ano letivo de 2022;
– Estar regularmente matriculado em um curso de graduação, associado a qualquer campo do conhecimento, seja na modalidade presencial ou a distância, dentro de uma instituição de ensino superior pública, privada ou de natureza militar;
– Não apresentar nenhuma pendência financeira junto à CAPES, CNPq ou outras entidades ou instituições voltadas ao fomento da pesquisa.
A prova busca avaliar os conhecimentos gerais do estudante, a partir de 80 questões de múltipla escolha, realizadas durante as quatro horas de teste. Os mil participantes que tiverem as maiores notas podem ganhar o prêmio de R$ 5 mil.
LEIA MAIS